Ramos, Maria das MercêsTeodoro, AnaValente, BianorMelo, NunoMaurício, PauloSarreira, PedroRibeiro, SandraAntunes, José AbílioLinhares, ElisabeteCavadas, BentoDias, Maria2020-06-172020-06-172014http://hdl.handle.net/10400.21/11860O acesso à cultura científica e tecnológica tem vindo a ser considerado um direito de cidadania de todos, devendo ocorrer desde os primeiros anos de escolaridade. Mas, iniciar as crianças à ciência e tecnologia, desde os primeiros anos, exige uma adequada formação em ensino das ciências de professores e educadores. Para Lederman (1998) dotar os professores de uma compreensão funcional sobre a natureza da ciência e sobre a pesquisa científica é um “pré-requisito para a esperança de alcançar a visão de ensino e aprendizagem de Ciência especificadas nos diferentes esforços de reforma” (p. 2) tais como a proposta no Project 2061. Contudo, a investigação tem evidenciado a deficiente formação científica dos professores.porCiênciaFormação inicial de professoresFormação inicial de educadoresMudanças nas conceções de ciência durante a formação inicial de professores e educadoresconference object