Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira doBarata, Liliana Simões Riscado2011-11-292011-11-292011-10Barata, Liliana Simões Riscado - A nova abordagem do webmarketing aliada ao comportamento do consumidor. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2011. - Dissertação de mestrado.http://hdl.handle.net/10400.21/730Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Esta tese procura compreender o grau de aceitação dos consumidores em relação à nova abordagem na Web dos meios de comunicação, isto é, equacionar o impacto do marketing digital no comportamento dos consumidores. Assente nesta problemática foi delineada a seguinte questão de partida para a investigação em curso: “De que forma o aparecimento do webmarketing veio afectar o comportamento do consumidor actual?” A internet tem vindo a assumir um papel primordial no quotidiano dos indivíduos e como consequência tem contribuído para a alteração dos seus padrões de consumo. Por outro lado, também o comportamento dos consumidores tem vindo a alterar a forma como o indivíduo encara a compra de bens e serviços. O consumidor actual passou claramente a assumir as suas próprias escolhas consoante as suas verdadeiras necessidades. Assente nesta tendência digital, nasce o consumidor 2.0, mais autónomo, inteligente, informado e exigente. Por fim, este estudo pretende ainda compreender a relação entre os consumidores portugueses e as plataformas digitais, a motivação que os leva a utilizar a Web, a relação do consumo online vs consumo offline, os motivos das compras online e a sua ligação às redes sociais.porMarketingWebmarketingMarketing digitalComportamento do consumidorInternetA nova abordagem do Webmarketing aliada ao comportamento do consumidormaster thesis201123860