Lino, Dalila Maria Brito da CunhaLeopoldo, Joana Gaspar2025-10-302025-10-302025-07-232025-07-07Leopoldo, J. G. (2025). Abordagem inspirada nas cem linguagens: impacto na promoção da diferenciação pedagógica numa turma de 3.º ano [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22214http://hdl.handle.net/10400.21/22214Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoA investigação intitulada abordagem inspirada nas Cem Linguagens: impacto na promoção da diferenciação pedagógica numa turma de 3.º ano, surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório final encontra-se estruturado em duas partes principais: (i) análise das intervenções desenvolvidas em contextos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e (ii) apresentação do estudo e análise dos seus resultados. O objetivo geral consiste em investigar de que forma a abordagem inspirada nas Cem Linguagens potencia a expressão individual dos alunos. Para orientar o processo investigativo, definiram-se os seguintes objetivos específicos: (i) identificar as linguagens preferidas dos alunos para se expressarem no contexto escolar e averiguar de que forma utilizam essas linguagens na comunicação interpessoal e na construção de conhecimento; (ii) compreender os contributos da abordagem inspirada nas Cem Linguagens na promoção da autonomia e da autoestima dos alunos e (iii) compreender de que forma a escuta ativa ajuda a desenvolver competências de trabalho em grupo. Face aos objetivos supracitados, delineou-se uma metodologia qualitativa, com carácter exploratório e características de investigação-ação. Foram mobilizados para recolha de dados, um questionário, uma entrevista semiestruturada, gravações de áudio, diários de bordo e grelhas de observação. Estes instrumentos permitiram análises de conteúdo e estatística descritiva que, complementadas com triangulação teórica enriqueceram as conclusões do estudo. Os resultados evidenciam que a valorização das múltiplas linguagens da criança, e a implementação de uma pedagogia orientada para a promoção da diferenciação pedagógica em sala de aula favorecem a expressão individual dos alunos. Verifica-se ainda que o estudo proporcionou o aprimoramento de competências transversais, nomeadamente ao nível da autoestima, autonomia, respeito pelo outro e trabalho cooperativo.The research entitled the approach based on the Hundred Languages: impact on pedagogical promotion and differentiation in a 3rd grade class was carried out as part of the Prática de Ensino Supervisionada II curricular unit of the Master’s Degree in Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. This final report is structured in two main parts: (i) analysis of the interventions developed in the Elementary and Middle School and (ii) the study and analysis of the results. The main objective is to investigate how the approach inspired by the Hundred Languages enhances the students individual expression. To steer the research process, the following specific objectives were defined: (i) to identify the students preferred languages for expressing themselves in the academic context and to find out how they use these languages in interpersonal communication and in the construction of knowledge; (ii) to understand the contributions of the approach inspired by the Hundred Languages in promoting students autonomy and self-esteem and (iii) to understand how active listening helps to develop group work skills. In terms of the objectives mentioned above, a qualitative methodology was outlined, with an exploratory nature and action-research characteristics. To gather data, a questionnaire, a semi-structured interview, audio recordings, logbooks, and observation grids were employed. These tools enabled content and descriptive statistical analyses which, when theoretical triangulated, significantly enriched the study's findings. The results showcased that valuing children's multiple languages and implementing a pedagogy geared towards promoting pedagogical differentiation in the classroom promotes students individual expression. Furthermore, the study also enhanced transversal competencies, particularly in areas like self-esteem, autonomy, respect for others, and cooperative work.porCem linguagensLinguagemDiferenciação pedagógicaEscuta ativaCooperaçãoHundred languagesLanguagePedagogical differentiationActive listeningCooperationAbordagem inspirada nas cem linguagens: impacto na promoção da diferenciação pedagógica numa turma de 3.º anomaster thesis203980492