Rodrigues, MargaridaSerrazina, Maria de Lurdes2023-06-092023-06-092017Rodrigues, M., Serrazina, L., & Caseiro, A. (2017). A orquestração da discussão coletiva na aula de matemática do 2.º ano de escolaridade e o desenvolvimento do raciocínio quantitativo. In Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas (Ed.), Libro de Actas do VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 266-277). Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas978-84-945722-3-4http://hdl.handle.net/10400.21/16233Esta comunicação insere-se no Projeto em desenvolvimento Flexibilidade de cálculo e raciocínio quantitativo, o qual tem por objetivo caracterizar o desenvolvimento do raciocínio quantitativo e da flexibilidade de cálculo dos alunos desde os 6 aos 12 anos e descrever e analisar as práticas dos professores que facilitam esse desenvolvimento. Nesta comunicação, centramo-nos nas práticas de uma professora do 2.º ano de escolaridade numa aula de Matemática em que se explorou uma tarefa que visava o desenvolvimento nos alunos do seu raciocínio quantitativo aditivo. Começamos por discutir o que designamos por raciocínio quantitativo aditivo, discutindo depois as práticas de professores relativas à orquestração da discussão coletiva. A metodologia adotada no projeto é a de experiência de ensino. Foi usada a técnica de recolha de dados de observação participante de aulas com vídeo e audio gravação do trabalho desenvolvido pelos alunos bem como dos momentos de discussão das tarefas. Os resultados apresentados nesta comunicação sugerem que a prática de desafiar os alunos a justificarem as suas afirmações, a argumentarem entre si e a validarem o seu conhecimento, é promotora do raciocínio quantitativo aditivo dos alunos.porFlexibilidade de cálculoRaciocínio quantitativoMatemáticaA orquestração da discussão coletiva na aula de matemática do 2.º ano de escolaridade e o desenvolvimento do raciocínio quantitativoconference object