Serra, Fernando Humberto2020-06-022020-06-022018Serra, F. H. (2018) Educação e poder em tempos de revolução e contra-revolução. o caso da Escola do Magistério Primário de Lisboa (1974-1979) in Ferreira, N., Estrela, A., & Valente, B. (2018) O edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). ciclo de conferências. (pp. 102-150) CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.060978-989-8912-01-5http://hdl.handle.net/10400.21/11757A formação de professores é um dos pilares sobre os quais assentam o desenvolvimento e a renovação dos sistemas educativos, uma espécie de arena historicamente atravessada por modelos pedagógicos e princípios políticos, ideológicos e epistémicos, produzindo relevantes efeitos de engenharia sociocultural (Correia, 1991; 2001; Adão, 1993; Popkevitz, 1994; Popkewitz, 1997; Popkewitz & Pereyra, 1992; Nóvoa, 1991; 1997; Marcelo Garcia, 1999). Analisar a forma como evoluiu a formação de professores em determinado período histórico é, de certo modo, esclarecer a dinâmica educativa de uma sociedade, revelar os valores e princípios que norteiam os paradigmas educacionais e pedagógicos que estruturam as práticas. Pretende-se com este texto contribuir para a compreensão histórico- sociológica da relação entre a formação de professores e o poder político no contexto do pós-25 de Abril de 1974. Em particular, tem-se em vista dar conta dos efeitos daquela relação na dinâmica organizacional da, então, Escola do Magistério Primário de Lisboa (EMPL), entre 1974 e 19791.porEscola do Magistério Primário de LisboaEscola Superior de Educação de LisboaArquivo HistóricoEducação e poder em tempos de revolução e contra-revolução. o caso da Escola do Magistério Primário de Lisboa (1974-1979)book parthttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.060