Cordeiro, MartaLoureiro, Sérgio Seguro2023-12-212023-12-212023-12-14http://hdl.handle.net/10400.21/16723Trabalho de Projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Design de CenaEste relatório integra o objeto conferente de grau de Mestre em Teatro – especialização em Design de Cena, da ESTC – IPL. Procura dar conta do projeto de criação do ambiente visual da Ópera de Câmara Não Há Machado que Corte, que tem por base a reportagem publicada na Revista Eva – magazine da mulher e do lar, em 1942, sobre a figura de Maria Cachucha. Dá-se conta da metodologia e dos processos utilizados para convocar a memória do ambiente social e político da época, enquadrando os factos num dispositivo cénico que introduz a “fábula”.ABSTRACT -This report is part of the object conferring the degree of Master in Theatre – specialization in Stage Design, from ESTC – IPL. It seeks to account the project to create the visual environment of the Chamber Opera Não Há Machado que Corte, which is based on the report published in Magazine Eva – women and home magazine, in 1942, regarding the character of Maria Cachucha. It gives an account of the methodology and processes used to recall the memory of the social and political environment of the time, framing the facts in a scenic device that introduces the “fable”.porMaria CachuchaRevista EvaCenografiaFigurinosAdereçosMáscarasMemóriaSet designCostume designPropsMasksMemoryNão há machado que corte ou a verdadeira história de Maria Cachuchamaster thesis203431561