Jürgens, Stephan2024-10-092024-10-092024-07http://hdl.handle.net/10400.21/17729Stephan Jurgens é Professor Adjunto Convidado da ESTC-IPL e leciona na Licenciatura em Teatro, Mestrado em Teatro e Pós Graduação em Media & PerformanceEste artigo-ensaio intitulado "NoCap - Como dançar com dados" resulta da reflexão sobre uma performance com tecnologias de captura de movimento (Mocap), desenvolvido por André Carvalho, Ana Isa Araújo e Stephan Jürgens no âmbito da pós-graduação Media & Performance: Laboratório de Tecnologias Criativas da Escola Superior de Teatro e Cinema/IPL Lisboa. Para além de uma partilha do processo criativo com equipamentos e ferramentas de software da captura de movimento e interação com os resultantes dados, neste artigo-ensaio se faz uma distinção entre motion capture e motion tracking para refletir diversos modos de trabalhar com esta tecnologia no âmbito da live performance. Por fim, a performance NoCap e as suas ideias artísticas e conceptuais constituintes são contextualizadas na perspetiva de uma "ecologia de performance" do projeto (CON)FUNDIR, apresentado no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado em Lisboa.ABSTRACT - This essay-article entitled "NoCap - How to dance with data" results from a reflection on a live performance with motion capture technologies (Mocap), developed by André Carvalho, Ana Isa Araújo and Stephan Jürgens within the context of the Media & Performance: Creative Technologies Laboratory postgraduate course at the Higher School of Theater and Cinema/IPL Lisbon. In addition to sharing the creative process with motion capture equipment, software tools and interaction with the resulting data, this essay-article makes a distinction between motion capture and motion tracking to discuss different ways of working with this technology within the context of a live performance. Finally, the NoCap performance and its constituent artistic and conceptual ideas are contextualized from the perspective of a "performance ecology" of the (CON)FUNDIR project, presented at the Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado in Lisbon.porCaptura movimentoMovimentoEcologia de desempenhoMotion captureMotion trackingPerformance ecologyNoCap: como dançar com dadosjournal article