Barai, Higino da Silva2024-11-222024-11-222020-01http://hdl.handle.net/10400.21/17969Dissertação do grau de Mestre em AuditoriaNum passado recente, a área da contabilidade deparou-se com vários escândalos ocorridos um pouco por todo mundo, razão pela qual foram realizados diversos estudos com o objetivo de tentar identificar e explicar o uso da prática de contabilidade criativa.O presente estudo teve como objetivo obter a perceção dos alunos dos cursos de contabilidade de diversos institutos de contabilidade e administração (ISCA) em território português sobre a temática da Contabilidade Criativa, a saber: Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra e, por fim, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Porto. O estudo incidiu sobre os alunos que frequentavam o último ano do curso na área de contabilidade, num dos institutos ISCA. Os inquéritos foram distribuídos e estiveram disponíveis entre dezembro de 2018 e abril de 2019, tendo-se obtido 235 respostas, sendo que, dentro destas, foram consideradasválidas 204 para o estudo empírico.Para o tratamento dos dados obtidos foram usadas as técnicas bivariadas e não paramétricas, teste de Mann-Whitney, Qui-quadrado e teste exato de Fisher.Os resultados obtidos evidenciam que os alunos percecionam a Contabilidade Criativa como a utilização das flexibilidades normativas para melhorar a imagem da entidade e favorecer as decisões sobre a mesma, considerando-a como uma prática legal. Pretende-se que esta investigação seja uma porta aberta a estudos futuros, dada a importância desta temática e o impacto que o tema tem na tomada de decisões.Abstract: In the recent past, the accounting area encountered several scandals around the world, which is why several studies have been conducted to try to identify and explain the use of creative accounting practice.This study aimed to obtain the perception of students of ISCA accounting courses on the creative accounting theme. The study focused on the students who attended the last year of the course in accounting, in one of the institutes of ISCA. Surveys were distributed and available between December 2018 and April 2019, with 235 responses and considered effective 204 for the empirical study.The bivariate and nonparametric techniques, Mann-Whitney test, Chi-square and Fisher's exact tests were used to treat the data obtained.The results show that students perceive creative accounting as the use of normative flexibilities to improve the entity's image and favour decisions about it, considering it as a legal practice.This research is intended to be an open door to future studies, given the importance of this theme and the impact that the theme has on decision making.porContabilidade CriativaFlexibilidade normativaPerceçãoalunosCreative accountingNormative flexibilitiesPerceptionStudentsA perceção dos alunos do curso de contabilidade dos ISCAmaster thesis