Guimarães, TeresaMateus, Vanessa2013-05-102013-05-102012-02Guimarães T, Faísca VM. Asma nos estudantes do ensino superior: percepções de doença e adesão à terapêutica. In Pais-Ribeiro JL, Leal I, Pereira A, Torres A, Direito I, Vagos P, editors. Livro de actas do 9º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, Universidade de Aveiro (Aveiro), 9-11 de Fevereiro de 2012. Lisboa: Placebo Editora; 2012.http://hdl.handle.net/10400.21/2480As percepções que os doentes constroem relativas à doença e ao tratamento são determinantes dos comportamentos que irão adoptar no confronto e adaptação à situação de doença. De acordo com o modelo de auto-regulação, face à ameaça que a doença constitui, o indivíduo vai desenvolver, a partir do processamento da informação disponível (profissionais de saúde, comunicação social, experiências prévias de doença), representações cognitivas e emocionais - crenças leigas - que vão determinar as estratégias de coping a que recorrerá para lidar com a situação. Mas este é um processo dinâmico, em que a exposição a novas informações (por exemplo, por intervenção dos profissionais de saúde) e a constante avaliação dos resultados das suas acções, faz com que as representações de doença e estratégias de coping adoptadas pelo indivíduo se possam ir alterando ao longo do tempo.porPsicologia da saúdeAsmaEnsino superiorCrença de saúdeAdesão à terapêuticaComportamento de saúdeAsma nos estudantes do ensino superior: percepções de doença e adesão à terapêuticajournal article