Hortas, Maria JoãoBaltazar, Sofia Catarina Casimiro2022-04-042022-04-042021-12-03Baltazar, S. C. C. (2021). Questões socioambientais relevantes: cidadania e participação numa sala de aula de 1º CEB (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14549http://hdl.handle.net/10400.21/14549Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório, intitulado “Questões socioambientais relevantes: cidadania e participação numa sala de aula de 1º CEB.”, constitui-se como um requisito para a obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Lisboa. Trata-se de um documento reflexivo, sobre a intervenção realizada em turmas de 1.º e 2.º CEB no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, centrado na análise crítica da construção de uma prática pedagógico didática a partir de questões socioambientais relevantes para desenvolver competências de cidadania ambiental em alunos do 1º CEB. A construção da resposta à problemática de investigação, emergente do contexto socioeducativo, recorre à experiência vivida pelos alunos durante a realização de um conjunto de atividades investigativas, que tinha como objetivo o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes dos efeitos das suas ações quotidianas sobre o ambiente, concretamente o uso da água. A investigação desenvolvida permite ilustrar as potencialidades do recurso a atividades investigativas, a partir de questões socioambientais relevantes, quer na consolidação de conhecimentos prévios dos alunos, quer no desenvolvimento de competências de participação e cidadania e, por conseguinte, na construção de aprendizagens significativas. Os resultados evidenciam uma maior consciencialização dos alunos para as ações que desenvolvem, uma mudança de atitudes na forma como pensam o uso da água no seu quotidiano e, a disponibilidade para intervir no sentido de sensibilizar a comunidade escolar para a importância de adotar novos comportamentos.Abstract This final report, entitled “Relevant socio-environmental issues: citizenship and participation in a 1st CEB classroom.”, is a requirement to obtain a master's degree in Teaching in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education at the Lisbon Higher School of Education. This is a reflective document on the intervention carried out in 1st and 2nd CEB classes, in the aim of Supervised Teaching Practice, focused on the contributions of relevant environmental issues to work citizenship in 1st CEB students. Based on the socio-educational contexts and the pedagogical practice developed, the research issue explains the implementation of a mini-project centered in activities on environmental issues, in order to sensitize students to the care they should take in their actions, more specifically in the responsible use of water. The research carried out illustrates the potential of these work tools in consolidating knowledge and developing skills and, therefore, in building meaningful learning in the fields of participation and citizenship. The results show a higher level of sensibility of the students in their actions, changes in the attitudes and way they think their water use, also, there is a bigger availably to intervein in order to sensibilize school community for new behaviors.porAmbiente educativoCidadaniaCidadania críticaCidadania e desenvolvimentoRelevant socio-environmentalIssuesCitizenship competencesInvestigative activitiesQuestões socioambientais relevantes: cidadania e participação numa sala de aula de 1º CEBmaster thesis202937690