Nascimento, Vanda Maria dos SantosMoreira, Carla Sofia Serrano2011-12-092011-12-092011-01http://hdl.handle.net/10400.21/848Relatório Final de Projecto Pedagógico apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Metodologias do Ensino da Dança.O curso de Licenciatura em Dança da Escola Superior de Dança (ESD) apresenta um currículo substancial e intensamente, prático que visa a formação do “artista” completo. Apesar de se pressupor uma maturação nesta área artística, a grande maioria dos candidatos à ESD não apresenta formação anterior sólida em técnicas de dança. Identificada esta problemática, o presente projecto pedagógico propôs a implementação de aulas de Técnica de Dança Clássica (TDC) durante um ano lectivo com vista o desenvolvimento de competências físicas, técnicas e artísticas, com o objectivo de aumentar o grau de preparação e, implicitamente, o nível técnico e artístico de jovens adultos candidatos à ESD, colmatando-se, assim, a referida lacuna. O Projecto Ano Zero foi, então, implementado nas instalações da ESD durante o ano lectivo de 2009/2010 (de Outubro a Julho). A amostra foi composta por um total de 16 indivíduos (número que foi variando ao longo do ano lectivo) do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 18 e os 28 anos. Para sustentar o estudo foi empreendida uma revisão crítica da literatura sobre os cursos ano zero, a transição para o ensino superior artístico, o jovem adulto e a iniciação à dança nesta fase. Para sustentar a prática e a construção de um programa de TDC, foram aplicados os instrumentos previstos na Investigação-Acção para a recolha de dados, promovendo a constante reflexão sobre a acção. Os resultados apontam para um aumento das competências dos alunos que se empenharam numa prática regular destas aulas, a excepção da componente equilíbrio, e para uma evolução técnico-artística positiva destes jovens adultos no contexto da TDC. Os alunos que se candidataram à ESD obtiveram classificação positiva nas provas de acesso. Conclui-se, então, que o grau de preparação dos alunos candidatos foi aumentado e confirma-se, assim, a pertinência da implementação de um curso Ano Zero na ESD.porTécnica de dança clássicaCompetências físicas e técnico-artísticasEscola Superior de DançaAno zeroJovens adultosProjecto Ano Zero : desenvolvimento de competências técnico-artísticas em jovens adultos através da Técnica de Dança Clássica, com vista ao ingresso no curso de Licenciatura da Escola Superior de Dançamaster thesis