Toledo, LeonorSilva, Ana Catarina Duarte da2022-03-092022-03-092021-07-27Silva, A. C. D. (2021). Emergência da leitura e da escrita em Educação Pré-escolar (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14413http://hdl.handle.net/10400.21/14413Relatório da Prática do Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do Pré-EscolarO presente relatório surge da Prática Profissional Supervisionada (PPSII) desenvolvida em contexto de jardim-de-infância com crianças de 3 anos de idade, realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Este trabalho de investigação teve por objetivo principal conhecer e compreender as conceções das crianças sobre a emergência da leitura e da escrita. A emergência da leitura e da escrita inicia-se muito antes do ensino formal, pois desde muito pequenas as crianças contactam no dia-a-dia com várias situações que envolvem a leitura e a escrita, desenvolvendo assim vários conhecimentos. Após ser verificada a necessidade de mais materiais escritos na sala, e de forma a dar resposta a esta problemática, surgiu a estratégia de apetrechar o ambiente educativo com materiais de escrita e diversos escritos, viabilizando a compreensão das conceções face à temática. Assim, desenvolveu-se um estudo de caso de natureza qualitativa que teve como objetivos compreender as conceções das crianças face às funcionalidades da leitura e da escrita, identificando das convenções escritas e percebendo o interesse e motivação que as leva a quer aprender a ler e escrever, antes do ensino formal da leitura e da escrita. Os resultados deste estudo indicam que as crianças em idade pré-escolar percecionam práticas de leitura e de escrita, identificam regras do uso da leitura e da escrita e usam algumas das suas funcionalidades, reconhecendo convenções da escrita e reproduzindo algumas delas. A organização do ambiente educativo rico em materiais de escrita e de escritos potência as aprendizagens do grupo e cria um maior e mais prazeroso envolvimento em situações que implicam ler e escrever.ABSTRACT This report was developed for the Supervised Professional Practice (PPSII) developed under the kindergarten context of three-year-old children, carried out for the Master's Degree in Pre-School Education by the Escola Superior de Educação of Lisbon. This research had as a main objective to know and understand children's conceptions about the emergence of reading and writing. The emergence of reading and writing begins long before formal education, as children are in daily contact with various situations involving reading and writing from a very young age, thus developing various forms of knowledge. Upon having confirmed the need for more written materials in the classroom, and to respond to this issue, the strategy of providing the educational environment with writing material and various writings emerged, enabling the understanding of the concepts regarding this topic. Thus, a qualitative case study was developed that aimed to understand the conceptions of children regarding the functionalities of reading and writing, identifying written conventions and understanding the interest and motivation that lead them to want to learn to read and write, before the formal teaching of reading and writing is introduced. The results of this study indicate that preschool-age children perceive reading and writing practices, identify rules for the use of reading and writing and use some of its functionalities, recognizing writing conventions and the ability to reproduce some of them. The organization of an educational environment rich in writing and written materials enhances the group's learning and creates a greater and more pleasurable participation in situations that involve reading and writing.porEscritaJardim de infânciaLeituraLiteraciaCriançasReadingWritingChildrenKindergartenLiteracyEmergência da leitura e da escrita em Educação Pré-escolarmaster thesis202933130