Zinho Pinheiro, InêsMilella, Massimo2024-12-202024-12-202024-12«Uma exploração teórica a Partir Da Performance Movimentos Demorados Para Uma Alegria Obstinada». 2024. RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro 1 (2): 85-113. https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.2.pp85-113.http://hdl.handle.net/10400.21/18061Este artigo reflete sobre uma prática iniciada por Inês Zinho Pinheiro e Massimo Milella após a sua performance de 2023, Movimentos Demorados para uma Alegria Obstinada, criada com um grupo informal de performers-investigadores em som, dança e dramaturgia visual. A prática é orientada por uma metodologia em desenvolvimento introduzida por Inês, intitulada dancepting, que combina coreografia, dança e investigação teórica. O artigo desdobra-se em três questões-chave extraídas desta prática: ‘Como podemos imaginar uma escolha?’ explora o potencial de movimentos ainda por realizar, destacando a tensão entre o visível e o invisível; ‘Como concretizamos algo intangível?’ aborda o desafio de tornar ideias abstratas visíveis e tangíveis, preservando a sua intangibilidade; ‘Como passamos por isso juntos?’ considera o equilíbrio entre autonomia e coletividade nesta performance. O artigo conclui com uma conversa danceituada que funde narrativas e leituras, sendo marcada por uma leve ingenuidade essencial à procura de uma alegria obstinada.ABSTRACT - This article reflects on a practice initiated by Inês Zinho Pinheiro and Massimo Milella following their 2023 performance Delayed Movements for an Obstinate Joy, created with an informal group of performer-researchers in sound, dance, and visual dramaturgy. The practice is guided by a developing methodology introduced by Inês, called dancepting, which merges choreography, dance, and theoretical inquiry. The article unfolds three key questions drawn from their performance: ‘How can we imagine a choice?’ explores the potential of movement yet to occur, highlighting the tension between the visible and invisible; ‘How do we concretize something intangible?’ addresses the challenge of making abstract ideas visible and tangible, while preserving their intangibility; ‘How do we go through it together?’ considers the balance between autonomy and collectivity in their performance. The article concludes with a dancepting conversation blending narratives and readings, and marked by a slight ingenuity essential to pursuing an obstinate joy.engPrática como investigaçãoTransdisciplinaridadeCoreografiaVisível/invisívelInvestigação coletivaDanceituarPractice as researchTransdisciplinarityChoreographyVisible/invisibleCollective researchDanceptingA theoretical exploration departing from the performance Delayed Movements for an Obstinate Joyjournal articlehttps://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.2.pp85-1132795-5788