Almeida, Tiago Alexandre FernandesMartins, Catarina Filipa Gouveia2025-11-272025-11-272025-07-212025-06-30Martins, C. F. G. (2025). Espaços de aprendizagem no jardim de infância: diferenças de brincadeira entre o espaço interior e exterior [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22294http://hdl.handle.net/10400.21/22294Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório enquadra-se na Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. Assume como finalidade central a análise crítica, reflexiva e devidamente fundamentada do percurso de intervenção desenvolvido em contexto de Jardim de Infância, no exercício da prática pedagógica enquanto educadora-estagiária. A intervenção decorreu entre 30 de setembro de 2024 e 7 de fevereiro de 2025, junto de um grupo constituído por 17 crianças com idades compreendidas entre os três e os quatro anos. Este relatório integra, igualmente, uma componente investigativa centrada nas conceções relativas às oportunidades de brincadeira em contexto educativo, delineada com base nas interações e vivências do grupo de crianças em estudo. A investigação objetiva, mais concretamente: (i) Identificar os tipos de brincadeira que ocorrem nos espaços interiores e exteriores e os fatores que as influenciam; (ii) Examinar como os recursos materiais e organização dos espaços interiores e exteriores promovem ou limitam as diferentes formas de brincadeira; (iii) Compreender a perspetiva da educadora e das crianças sobre as vantagens e desafios associados à brincadeira em espaços interiores e exteriores. Do ponto de vista metodológico, a investigação enquadra-se numa abordagem qualitativa, alicerçada no método de estudo de caso, o que possibilita uma compreensão aprofundada e contextualizada do fenómeno em análise. Com o intuito de garantir a riqueza e a credibilidade dos dados obtidos, foram mobilizadas diversas técnicas e instrumentos de recolha de informação, permitindo a sua posterior triangulação. Entre os procedimentos utilizados destacam-se a observação direta, tanto participante como não participante, os registos sistemáticos de observação e a realização de entrevistas, instrumentos que contribuíram para uma análise interpretativa e rigorosa do conteúdo emergente. 5 A análise desenvolvida ao longo do presente estudo evidencia a importância das experiências de brincadeira, nos espaços interior e exterior, como contextos privilegiados para a aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças. A identificação dos diferentes tipos de brincadeira que ocorrem nestes ambientes, bem como dos fatores que os influenciam, permitiu aprofundar a compreensão sobre as condições que favorecem ou restringem a expressão lúdica infantil. Neste quadro, destacou-se o papel do adulto na organização do espaço e na disponibilização de recursos, assumindo uma função determinante na criação de oportunidades educativas consistentes. As perspetivas partilhadas pela educadora e pelas crianças sublinham a relevância de contextos intencionalmente estruturados, nos quais a liberdade de escolha, a diversidade de materiais e a acessibilidade dos ambientes contribuem para vivências mais enriquecedoras, estimulantes e ajustadas às necessidades do grupo.This report is part of the Supervised Professional Practice II (PPS II) course unit, which is included in the curriculum of the Master’s Degree in Preschool Education at the Lisbon School of Education. Its main objective is to provide a critical, reflective, and well-founded analysis of the intervention carried out in a kindergarten setting, as part of the pedagogical practice undertaken in the role of a trainee educator. The intervention took place between September 30, 2024, and February 7, 2025, with a group of 16 children aged between three and four years. This report also includes a research component focused on the conceptions related to play opportunities in educational settings. This aspect was developed based on the interactions and experiences of the group of children involved in the study. More specifically, the research aimed to: (i) Identify the types of play that occur in indoor and outdoor spaces and the factors that influence them; (ii) Examine how the availability of materials and the organization of indoor and outdoor spaces either promote or limit different forms of play; (iii) Understand the perspectives of the educator and the children regarding the benefits and challenges of play in both indoor and outdoor environments. From a methodological standpoint, the research follows a qualitative approach based on the case study method, which allows for a deep and contextualized understanding of the phenomenon under analysis. To ensure the richness and credibility of the data collected, various data collection techniques and tools were used, allowing for triangulation. Among the procedures employed were direct observation (both participant and non-participant), systematic observation records, and interviews — all of which contributed to a thorough and interpretative analysis of the data. The findings of this study highlight the importance of play experiences in both indoor and outdoor environments as privileged contexts for children’s learning and holistic development. Identifying the various types of play that occur in these settings, along with the influencing factors, deepened the understanding of the conditions that foster or hinder children’s playful expression. In this context, the adult’s role in organizing space and providing materials emerged as a key factor in creating meaningful educational opportunities. The perspectives shared by both the educator and the children emphasize the importance of intentionally structured 7 environments, where freedom of choice, a variety of materials, and accessible spaces contribute to richer, more stimulating experiences that are tailored to the group’s needs.porBrincarEspaço interior e exteriorEducação pré-escolarAmbiente educativoPlayIndoor and outdoor spacePreschool educationEducational environmentEspaços de aprendizagem no jardim de infância: diferenças de brincadeira entre o espaço interior e exteriormaster thesis204056055