Cruz, António Artur Sequeira daMorais, Victor Manuel MendesPalma, Pedro Serra de Sousa2012-12-202012-12-202012-07http://hdl.handle.net/10400.21/2007Verificando-se nos últimos anos um aumento gradual das exigências referentes ao serviço ferroviário, as condições de tráfego das composições têm também aumentado, a fim de preencher os requisitos exigidos. A velocidade, a tonelagem ou a frequência das composições são características que condicionam a periodicidade e o modo como é efectuada a manutenção das infraestruturas ferroviárias. Actualmente, após anos de grande investimento na construção de infraestruturas ferroviárias, novas problemáticas emergem, nomeadamente na gestão e conservação destas mesmas infraestruturas. Como resposta a estas problemáticas, têm sido equacionadas e colocadas em prática diferentes estratégias de manutenção das infraestruturas ferroviárias. É nesta óptica que se insere este trabalho, tentando, de um modo objectivo, comparar modelos alternativos aos que hoje estão implementados. Procurou-se analisar, sempre de um modo crítico, as diversas possibilidades equacionadas de forma a promover a discussão sobre a sustentabilidade do meio de transporte ferroviário.porFerroviaManutençãoInternalizaçãoOptimizaçãoSustentabilidadeProcesso de internalização das actividades de MPS de via/geotecnia do centro de manutenção de Lisboamaster thesis