Silva, Maria JoãoEvaristo, Vera Cristina Peralta2021-03-112021-03-112021-02-01Evaristo, V. C. P. (2021). Educar sobre a perda da biodiversidade na Serra de Carnaxide no 5º ano de escolaridade (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/13062http://hdl.handle.net/10400.21/13062Projeto de intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação AmbientalO presente Projeto de Educação Ambiental surgiu do interesse em desenvolver uma intervenção didática sobre a Biodiversidade da Serra de Carnaxide, promovendo o contacto das crianças com este ecossistema. Face ao confinamento motivado pela Pandemia COVID 19, as atividades letivas passaram à modalidade de Ensino à Distância, em março de 2020 até ao final do ano letivo. Por este motivo, não foi possível integrar uma visita de estudo na intervenção didática. Os objetivos gerais deste Projeto, que também teve uma dimensão investigativa, foram, então, definidos: - Estudar os contributos de uma intervenção didática sobre a Biodiversidade local da Serra de Carnaxide no 5º ano de escolaridade; - Explorar potencialidades do Ensino à Distância na Educação Ambiental sobre a Biodiversidade local no 5º ano de escolaridade. Foi, então, possível explicitar os seguintes objetivos didáticos: - Promover a aquisição de conhecimento sobre Biodiversidade local pelas crianças. - Educar para a importância da defesa da Biodiversidade local no 5º ano de escolaridade; - Sensibilizar as crianças para a necessidade de defender a biodiversidade. As atividades, em ensino à distância, sobre a Biodiversidade na Serra de Carnaxide incluíram a exploração de uma Visita Virtual sobre a Biodiversidade da Serra de Carnaxide, uma chuva de ideias sobre a perda de biodiversidade na referida Serra, com a ferramenta Padlet, e uma atividade lúdica, com a ferramenta Kahoot, sobre a Biodiversidade na Serra de Carnaxide. Para a recolha de dados, foi também usado um pré e um pós-teste. Os resultados obtidos nas três atividades didáticas dinamizadas permitiram confirmar que houve aprendizagem e sensibilização sobre a perda de Biodiversidade local, com ensino à distância, além de se constatar que as crianças são mais conhecedoras e mais interessadas na diversidade animal do que a vegetal.ABSTRACT This Environmental Education Project arose from the motivation in developing a didactic intervention about the Biodiversity of Serra de Carnaxide, while promoting children's contact with this ecosystem. Given the confinement motivated by COVID 19 Pandemic, teaching activities changed to Distance Learning in March 2020 until the end of the school year. For this reason, it was not possible to integrate a field trip into the didactic intervention. The general objectives of this Project, which also had an investigative dimension, were then defined: - To study the contributions of a didactic intervention on the local Biodiversity of Serra de Carnaxide in 5th year of schooling; - To explore the potential of Distance Learning in Environmental Education focused on local Biodiversity, in the 5th year of schooling. It was then possible to define the following didactic objectives: - To promote the acquisition of knowledge about local Biodiversity by children. - To educate for the importance of preserving local Biodiversity, in the 5th year of schooling; - To make children aware of the need to preserve biodiversity. The activities, in distance learning, on Biodiversity in Serra de Carnaxide, included the exploration of a Virtual Visit about the Biodiversity of Serra de Carnaxide, a brainstorm on the loss of biodiversity in that Serra, with the Padlet tool, and a ludic activity, with the Kahoot tool, on Biodiversity in the Serra de Carnaxide. For data collection, a pre and a post-test were also used. The results obtained with the three dynamic didactic activities allowed to confirm that there was learning and awareness about the loss of local Biodiversity, with distance learning. It was also confirmed that children are more knowledgeable and more interested in animal than in plant diversity.porBiodiversidadeEducação ambientalSerra de CarnaxideEnsino à distânciaEnvironmental educationBiodiversityDistance learningEducar sobre a perda da biodiversidade na Serra de Carnaxide no 5º ano de escolaridademaster thesis202662462