Machado, Ana TeresaSilvestre, Cláudia Marisa VasconcelosSousa, Catarina Martins e2020-04-222020-04-222019-12-04Sousa, C.M. (2019). Fatores determinantes da reserva online de alojamento nas Gerações X e Y. (Dissertação de mestrado em Publicidade e Marketing não publicada, Escola Superior de Comunicação Social-IPL, Lisboa, Portugal). Disponível no Repositório Científico do IPL http://hdl.handle.net/10400.21/11487 [Acedido em abril 22, 2020].http://hdl.handle.net/10400.21/11487Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação desencadeou alterações profundas no setor do Turismo e, neste contexto, verificou-se que a reserva online de alojamento foi a compra turística que apresentou maior crescimento. Neste contexto, encontra-se implícito o processo de tomada de decisão do consumidor e os fatores que o influenciam. Os fatores que influenciam a tomada de decisão do consumidor podem estar relacionados com as suas características, nomeadamente, pelas características derivadas das Gerações a que pertencem. A Geração Y tem impulsionado alterações profundas no setor do Turismo a nível global porque são consumidores com comportamentos e motivações totalmente diferentes quando comparados com gerações anteriores. Tendo em conta que as Gerações X e Y têm sido estudadas ao longo dos últimos anos como gerações que apresentam diferenças significativas, esta investigação analisou os comportamentos das Gerações X e Y no contexto da reserva online de alojamento. O objetivo desta investigação consistiu em identificar se existem diferenças comportamentais entre as Gerações X e Y relativamente a alguns fatores determinantes da reserva online de alojamento, nomeadamente, a Perceção de Risco, a Facilidade de Utilização, a Experiência, a Utilidade, o Preço e a Importância dos Testemunhos. Para analisar as hipóteses que serviram de suporte a esta investigação, foi realizado um estudo quantitativo, através da aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de 262 indivíduos que já efetuaram pelo menos uma reserva online de alojamento. Apenas foram verificadas diferenças nos comportamentos das Gerações X e Y os fatores Utilidade e Importância dos Testemunhos.ABSTRACT: The development of Information and Communication Technologies has triggered profound changes in the tourism sector and, in this context, it was found that online booking was the fastest growing tourist purchase. In this context, the buying decision process and the factors that influence it are implicit. Factors that influence consumer decision-making may be related to their characteristics, namely the characteristics derived from the Generations to which they belong. Gen Y has been driving profound changes in the tourism industry globally because they are consumers with totally different behaviors and motivations compared to previous generations. Given that Generations X and Y have been studied over the past few years as generations with significant differences, this research has analyzed the behaviors of Generations X and Y in the context of online booking. The purpose of this research was to identify if there are behavioral differences between Generations X and Y regarding some determining factors of online booking, namely, Risk Perception, Ease of Use, Experience, Utility, Price and Importance of Reviews. To analyze the hypotheses that supported this investigation, a quantitative study was conducted by applying a questionnaire survey to a sample of 262 individuals who had already made at least one online booking. Only differences in the Utility and Importance of Reviews factors were found.porComportamento do consumidorTurismoAlojamento onlineInfluenciadores de compraGeração XGeração YConsumer behaviorTourismOnline bookingInfluencing factorsGeneration XGeneration YFatores determinantes da reserva online de alojamento nas Gerações X e Ymaster thesis202335976