Bentes, AméliaInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Dança2025-07-302025-07-302025Bentes, A. (2025). O porquê da dança. [ Comunicação oral na Palestra ]. Centro Musibéria, Serpa. http://hdl.handle.net/10400.21/21990http://hdl.handle.net/10400.21/21990Para quê a dança. Neste artigo, a autora reflete sobre a dança como prática artística, linguagem sensível e forma de pensamento em movimento, a partir da sua experiência enquanto coreógrafa e intérprete. Através do exemplo do seu solo mais recente, (In)visibility, explora temas como a visibilidade e a invisibilidade, a presença e a perceção de sensações subtis. A dança é apresentada como uma forma de organizar emoções, orquestrar afetos e amplificar a energia — com ênfase na escuta interior, na fragmentação e na expressão autêntica. Surge como um gesto de escuta íntima, resistência poética e partilha afetiva com o mundo.ABSTRACT - What is dance for? In this article, the author reflects on dance as an artistic practice, a sensitive language, and a form of thinking in motion, drawing from her experience as a choreographer and performer. Through the example of her recent solo (In)visibility, she explores themes of visibility and invisibility, presence, and the perception of subtle sensations. Dance is presented as a way to organize emotions, orchestrate affects, and enhance energy — emphasizing inner listening, fragmentation, and authentic expression. It emerges as a gesture of intimate listening, poetic resistance, and affective sharing with the world.porEmoçõesAfetosCoreografiaCorpo sensívelEmotionsAffectsChoreographySensitive bodyPara quê a dançaconference object