Cardoso, FranciscoRibeiro, Mário Miguel Alves2019-05-082019-05-082018-10http://hdl.handle.net/10400.21/9963Relatório de Estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I (Prática Pedagógica) - O Estágio do Ensino Especializado realizado no ano letivo 2017/18 foi efetuado no Conservatório de Música D. Dinis. Foram lecionadas 3 turmas de 3 níveis diferentes: 1º grau, 4º grau e 7º grau. Foi elaborado no início do ano letivo um planeamento das atividades que se iriam realizar. Realizou-se inicialmente um plano anual e trimestral do qual faziam parte todas as competências a adquirir, juntamente com o reportório que iria ser utilizado. Ao longo do ano, realizaram-se planos de cada aula que incluíam as estratégias utilizadas na aula bem como os recursos usados. Foram gravadas 9 aulas ao longo do ano letivo, 3 em cada um dos graus. Através da observação pessoal dessas aulas junto com os comentários do professor de Didática do Ensino Especializado, foi possível refletir sobre todos aspetos da minha prática, percebendo onde seria necessário melhorar, bem como os aspetos positivos já alcançados. Vários dos problemas apontados prendem-se com alguns vícios criados ao longo de 10 anos de experiência docente e os aspetos a melhorar pendem-se com: dar instruções claras e precisas; dar feedback preciso e em tempo real; ser mais paciente ao implementar as estratégias guiando os alunos a encontrar as soluções por eles mesmos e evitando dar a solução. Considero ter melhorado alguns dos aspetos referidos anteriormente desde a realização deste estágio, mas este é um processo contínuo que necessita de tempo. Esta reflexão colaborará, portanto, para uma melhoria da minha prática docente daqui em diante.Resumo II (Projeto de Investigação) - O presente projeto de investigação partiu da necessidade sentida pelo investigador de diminuir a distância entre os conteúdos lecionados nas aulas de FM e nas aulas de instrumento. Assim, nesta investigação pretendeu-se dar resposta à questão: “qual o impacto pedagógico da utilização do instrumento do aluno, na disciplina de Formação Musical para o desenvolvimento de competências de leitura no instrumento?”. A realização prática deste estudo quase-experimental envolveu os alunos de duas turmas, das quais apenas uma recorreu à utilização dos instrumentos nas aulas de FM, permitindo assim a comparação dos resultados entre as turmas. Com o objetivo de estabelecer o nível de base para cada uma das turmas, foi aplicado um pré-teste antes do início do estudo. Deste teste faziam parte exercícios de reproduções e leituras rítmicas e melódicas entoadas, seguidas de três pequenos exercícios de leitura à primeira vista com o instrumento. Após o período experimental 4 aulas (90 min. cada), nas quais ambas as turmas realizaram planos de aulas o mais semelhantes possível com a única diferença de numa delas as atividades implicarem a utilização do instrumento, foi realizado o pós-teste, exatamente igual ao teste inicial. A prestação dos alunos no pré-teste e no pós-teste foi registada em áudio e avaliada por um grupo de 5 professores junto com o professor investigador. Da comparação dos dados obtidos foi possível concluir que em apenas 4 aulas com a utilização do instrumento se observaram melhorias significativas na leitura com instrumento, para além das observadas na realização dos exercícios específicos da FM. Este estudo pode servir de base para a realização de novos estudos mais aprofundados, que permitam a globalização dos resultados obtidos e a diminuição da distância entre o instrumento e a FM.Abstract teaching The professional music training internship performed during the academic year 2017/18 was held at the Conservatório de Música D. Dinis. Three classes of 3 different levels were taught: 1st grade, 4th grade and 7th grade. A planning of the activities that were to be carried out was prepared at the beginning of the school year. An annual and quarterly plan was carried out, which included all the skills to be acquired, together with the repertoire that was to be used. Throughout the year, each lesson plan was drawn up which included the strategies used in the class as well as the resources used. Nine classes were recorded throughout the school year, three in each grade. Through careful observation of these classes and the appreciation of the Didactics for Professional Music Training teacher, it was possible to reflect on all aspects of my practice, realizing where it would need to be improved, as well as the positive aspects already achieved. Several of the problems pointed out are related to some vices created over 10 years of teaching experience and the aspects to be improved depend on: giving clear and precise instructions; give accurate and real-time feedback; guide the students through the learning process, avoiding jumping into giving them the right answer. I think I have improved some of the aspects mentioned above since the beginning of this internship, however, this is a continuous process that needs time. This reflection will therefore contribute to an improvement of my teaching practice from now on.Abstract 2 This research project started from the need felt by the researcher to reduce the distance between the content taught in Musical Training (MT) classes and in the instrument classes. The introduction of the musical instrument of each student in the MT classes was the mean used intended to answer the question: "what is the pedagogical impact of the use of the student’s instrument under the Musical Training lessons for the development of their instrumental reading skills?”. The implementation of this quasi-experimental study involved the students of two classes, of which only one used their instruments in the MT classes, thus allowing the comparison of the results between the classes. In order to establish the baseline level of both groups, a pre-test was applied to both groups before the beginning of the study. This test included exercises of intonations and rhythmic and melodic readings, followed by three small reading exercises at first sight with the instrument. After the experimental period of 4 classes (90 min. each), in which both classes performed lessons as similarly as possible, the post-test was performed, that was exactly the same as the initial test. Both tests were recorded and evaluated by a group of 5 teachers in addition to the research professor. From the comparison of the obtained data it was possible to conclude that in only 4 MT lessons that included the use of the student’s instrument there were significant improvements in their instrumental reading skills, in addition to the skills developed in the specific MT exercises. This study may serve as a basis for further studies that allow the globalization of the results obtained and the decrease of the distance between the instrument and MT.porLeitura musicalAprendizagem instrumentalRelação FM-InstrumentoTransferência de aprendizagemMusical readingInstrumental learningMT-Instrument relationshipTransfer of learningO impacto pedagógico da utilização do instrumento do aluno nas aulas de formação musicalmaster thesis202230279