Almeida, TiagoSilva, Ana Cristina2022-10-262022-10-262015978-989-8384-33-1http://hdl.handle.net/10400.21/15050O objectivo deste estudo é comparar programas de intervenção de escritas inventadas de natureza construtivista ou transmissiva. Participaram nesta investigação 78 crianças de idade pré-escolar, cujas escritas não representavam ainda os sons, tendo sido distribuídas por 5 grupos, 4 experimentais e um de controlo, equivalentes quanto à idade, inteligência, nº de letras conhecidas e consciência fonológica. Entre o pré e o pós teste, as crianças dos grupos experimentais participaram num programa de intervenção de escritas inventadas de natureza construtivista ou transmissiva, manipulando-se ainda variáveis relacionadas com as características das palavras de treino e o tipo de instruções. Só se verificou uma evolução significativa da qualidade das escritas inventadas nas crianças que participaram nos programas de intervenção de natureza construtivista.porProgramas de intervenção em escritas inventadasConstrutivismoInstrução transmissivaComparação de uma abordagem transmissiva e construtivista nos programas de intervenção de escritas inventadasconference object