Mota, FláviaSimões, Ana2020-06-122020-06-122019Mota, F., Simões, A. (2019) “Ele bateu-me!” (Francisco): da intervenção do adulto à autonomia das crianças na resolução de conflitos em jardim de infância in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (52-59) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa978-989-8912-10-7http://hdl.handle.net/10400.21/11831O presente artigo resulta de uma investigação realizada no âmbito do mestrado em educação pré-escolar e pretende apresentar o percurso vivenciado ao longo da prática profissional supervisionada realizada num contexto de jardim de infância, entre outubro de 2017 e janeiro de 2018. Desenvolveu-se uma investigação relacionada com a resolução de conflitos, tendo esta como principais objetivos: i) desenvolver a autonomia das crianças no que diz respeito à resolução de conflitos; ii) desenvolver com as crianças diferentes estratégias de resolução de conflitos; iii) reduzir o número de conflitos nos quais as crianças se envolviam e iv) compreender se a forma como os adultos de referência lidam com os conflitos, em casa e no jardim de infância, tem influência na forma como as crianças se comportam em situações de conflito. Quanto à metodologia adotada, esta foi de natureza qualitativa, tendo sido utilizado o método da investigação-ação com as seguintes técnicas de recolha de dados: a observação direta, um inquérito por questionário aplicado às famílias das crianças e a realização de duas entrevistas distintas: uma à orientadora cooperante e outra à assistente operacional da sala de atividades. Durante a investigação realizada, foi possível verificar a existência de um desenvolvimento da autonomia por parte das crianças envolvidas, tendo estas ganho a capacidade para, de modo progressivo, utilizar estratégias adequadas aos conflitos vivenciados.porCriançaJardim de infânciaAutonomiaResolução de conflitos“Ele bateu-me!” (Francisco): da intervenção do adulto à autonomia das crianças na resolução de conflitos em jardim de infânciajournal article