Pinheiro, RicardoRodrigues, IreneGonçalves, Pedro Loch2019-12-132019-12-132019-09http://hdl.handle.net/10400.21/10862Relatório de Projecto Artístico apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Música.Este projecto artístico tem como proposta a elaboração, documentação e análise de uma série de oito composições produzidas a partir do idiomatismo do violão. Foi realizada pesquisa e análise de obras de compositores violonistas que recorreram ao idiomatismo para a elaboração de suas peças, explorando as possibilidades idiomáticas do instrumento e suas possíveis relações com as técnicas de composição. Dos compositores que serviram de referência à elaboração do material original aqui produzido destacam-se Heitor Villa-Lobos, Dilermando Reis, Garoto e Guinga. Os elementos idiomáticos encontrados considerados mais significativos serviram de base para a construção das composições. O trabalho conta também com a análise das peças criadas, focando-se especialmente nos recursos idiomáticos aplicados. O resultado deu-se com uma documentação sobre o modo de compor a partir dos recursos veiculados pelo instrumento, abrangendo tanto uma visão musical no que diz respeito às ferramentas como escalas, progressões harmónicas e ritmos, como também às concepções poéticas, culturais, alcançando as questões comunicativas referentes à retórica musical, criando um amplo leque de concepções para o processo composicional.ABSTRACT - This artistic project proposes the elaboration, documentation and analysis of a series of eight compositions produced from the classical guitar language. Research and analysis were performed about the works by guitarists composers who resorted to guitar idiom for the elaboration of their pieces, exploring the idiomatic possibilities of the instrument and its possible relations with the compositional techniques. The composers that served as reference for the elaboration of the original material produced here are Heitor Villa-Lobos, Dilermando Reis, Garoto and Guinga. The most significant idiomatic elements found were the basis for the construction of the compositions. The work also includes the analysis of the pieces created, focusing especially on the idiomatic resources applied. The result is a documentation about how to compose from resources conveyed by the instrument, involving both a musical vision regarding tools such as scales, harmonic progressions and rhythms, as well as poetic and cultural conceptions, reaching the communicative questions concerning musical rhetoric and creating a wide range of conceptions for the compositional process.porComposiçãoIdiomatismo instrumentalViolãoGuitarraCompositionIdiomatic writingGuitarEstúdios, prelúdios e valsas: um ensaio composicional sobre a poética do violãomaster thesis202338240