Lino, DalilaSoeiro, Dora Filipa Camacho2014-10-302014-10-302014-07http://hdl.handle.net/10400.21/3920Relatório Final da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em educação pré-escolarCom o título “Como é que no Movimento da Escola Moderna é promovida a autonomia das crianças?”, este relatório surge no âmbito da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Resulta de um processo que se iniciou com uma experiência de prática profissional supervisionada (PPS) de um mês em Creche (janeiro de 2014), e que terminou com uma experiência de PPS de cerca de quatro meses, de fevereiro a maio de 2014, em Jardim-de-Infância (J.I.), ambas na instituição onde desempenho igualmente as funções de A.A.E., instituição privada, situada na região de Lisboa. É seu objetivo, de uma forma reflexiva e interpretativa, descrever, analisar, fundamentar e avaliar o trabalho de intervenção realizado, não esquecendo antes a caraterização do contexto onde realizei a minha prática pedagógica, das equipas, das crianças e das famílias, com quem pude aprender, de um modo pragmático, o que significa ser educadora.Abstract Entitled "How children's autonomy is promoted in the Modern School Movement?”, the following report is the result of a supervised professional practise course, as part of Pre-School Masters Degree. The work here in encompassed a month in day care and four months in pre-school children in a private institution in Lisbon. Its goal is to describe, analyse and assess the activities developed, bearing in mind the professional context where this process took place, allowing for a pragmatic approach to teaching young learners.porEducação de infânciaCriançaMovimento da escola modernaAutonomiaChildhood educationYoung learnersModern school movementAutonomyComo é que no movimento da escola moderna é promovida a autonomia das crianças?master thesis201367181