Vasconcelos, TeresaSousa, Otília deTafoi, Belisanda de Jesus2011-09-152011-09-152010-12http://hdl.handle.net/10400.21/108Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Supervisão em EducaçãoEste é um estudo que incide na componente de supervisão debruçada sobre o Programa de Formação Contínua em Português (PNEP) dirigido a docentes do 1º ciclo do ensino básico. Teve como objectivo conhecer e compreender as percepções dos docentes formandos relativamente ao impacto do PNEP na mudança das práticas pedagógicas. Pretendeu estudar a percepção dos formandos sobre o modelo de supervisão e o papel do supervisor, no decorrer da acção de formação. Adoptou-se a metodologia de abordagem qualitativa na investigação através de análise documental e realização de entrevistas semi directivas para complementar a recolha de dados. Dos resultados obtidos e pelo impacto que os conhecimentos proporcionados pela formação assentes em metodologias e estratégias inovadoras, pode-se afirmar que ocorreram mudanças face às práticas. Esta formação contribuiu para o desenvolvimento profissional dos formandos, colocando-os perante uma experiencia de supervisão e com a figura do supervisor, inicialmente conotado com inspector. Salienta-se ainda o trabalho colaborativo do qual emergiu uma comunidade de aprendizagem e uma cultura de partilha e construção conjunta de conhecimento.porSupervisãoFormação contínuaComunidade de aprendizagemO papel da supervisão na mudança das práticas: um contributo para a compreensão do PNEP como indutor de novas práticas pedagógicasmaster thesis