Caires, Carlos2021-05-142021-05-142018http://hdl.handle.net/10400.21/13348A Peça Quattro, encomenda da OSN-RAI/Centro Tempo Reale, foi estreada em Turin (Festival RAI Nuova Musica 2005) pelo Gruppo di percussioni OSN RAI, sob a direcção de Pierre-André Valade. Quattro é uma peça escrita em quatro andamentos, ligados entre si, sem interrupção. A escrita de cada andamento dá especial atenção a um tipo (ou família) de instrumentos, procurando cada andamento caracterizar uma atmosfera diferente. Para mim, serviu a analogia das quatro estações (Inverno, Primavera,Verão e Outono). O grupo de quatro percussionistas funciona como um único "instrumento", que se distribui pelos instrumentistas, pelo palco e pelo espaço. A electrónica, toda ela construída sobre sons de percussão, é um segundo instrumento que comenta o primeiro. É, no fundo, como se se tratasse de uma lupa, que amplia os gestos instrumentais dos quatro músicos em termos de volume sonoro, distribuição espacial e virtuosismo. Instrumentação: 4 percussionistas e electrónica em tempo real.Revisão de Obra estreada em 2004, na qual foi totalmente redesenhado o programa informático de controlo da electrónica em tempo real. Este programa, para além de incluir o software IRIN numa abordagem de Tempo Real, contrariando a sua natureza original de software de composição em tempo diferido, faz uso de ferramentas desenvolvidas no âmbito do Projecto Laboratório de Música Mista (IDI&CA - Projetos de Investigação, Desenvolvimento e Criação Artística do Instituto Politécnico de Lisboa).N/APrograma informáticoSoftware IRINControlo da electrónicaTempo realPercussão"Quattro (Rev 2018)": para quatro percussionistas e eletrónica em tempo realother