Grilo, Ana MonteiroSantos-Rita, JoanaSantos, Margarida Custódio dosGomes, Ana Isabel2013-11-062013-11-062012-06Grilo A, Rita J, Santos M, Gomes A. Centração do paciente em estudantes de medicina e enfermagem: implicações para os curricula académicos. In 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, ISPA (Lisboa), 21-23 de junho de 2012.http://hdl.handle.net/10400.21/2875A centração no paciente pode ser definida como “o cuidado que é congruente e responsivo às necessidades, desejos e preferências dos pacientes”. A centração no paciente tem vindo a ser, consistentemente, associada à satisfação do paciente, ao aumento da adesão ao tratamento, ao mais rápido restabelecimento do doente, a menor perturbação emocional e à diminuição dos erros médicos. Por esta razão, é hoje considerada uma competência fundamental a desenvolver na formação de futuros profissionais de saúde. O objectivo deste estudo é avaliar as atitudes de centração no paciente em estudantes de medicina e enfermagem portugueses (integrados em anos académicos préclínicos e clínicos). Participaram 369 estudantes de uma faculdade de medicina de Lisboa e 524 estudantes de enfermagem de uma escola superior de enfermagem também de Lisboa, que preencheram a Patient‐Practitioner Orientation Scale (PPOS). Na última década, a PPOS tem vindo a ser utilizada internacionalmente em diversas investigações relativas à educação médica o que constitui um bom indicador da sua aplicabilidade. Estes estudos têm permitido reflectir sobre as metodologias de ensino que centrem o estudante de saúde no objecto central da sua acção: o paciente. Nesta comunicação são comparados os resultados dos anos pré‐clínicos e clínicos dos estudantes de medicina e enfermagem e discutidas as necessidades de re‐orientações educativas que promovam a centração do paciente, particularmente nos curricula das escolas de medicina.porPsicologia da saúdeAdesão à terapêuticaCentração do paciente em estudantes de medicina e enfermagem: implicações para os curricula académicosconference object