Carneiro, Adélio da CostaAibéo, João Miguel Lopes2019-12-102019-12-102019-07http://hdl.handle.net/10400.21/10810Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.Resumo I - O presente relatório foi realizado no âmbito do Estágio de Ensino Especializado integrado no Mestrado em Ensino da Música realizado na Escola Superior de Música de Lisboa. O estágio foi realizado no decorrer do ano letivo 2018/2019 em regime de observação na classe de tuba e eufónio da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, sob a orientação do professor Nuno Fernandes. Foram observadas as aulas de dois alunos do básico inscritos no Regime Integrado e um aluno do secundário a frequentar o Curso Profissional. São descritas as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor cooperante ao longo do ano letivo, os seus resultados e estratégias com cada aluno, bem como a preparação, objetivos e estratégias das aulas que tive a oportunidade de lecionar. Para contextualizar este estágio é também feita uma abordagem ao funcionamento administrativo e pedagógico da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional que procura descrever a sua organização e gestão. O facto de atualmente se encontrar a funcionar em instalações que não são as suas habituais, permite também abordar a experiência de partilha de espaços e convivência com alunos de outra escola, facto que apesar de não ser inédito, não acontecia desde que partilhou as instalações do Convento dos Caetanos no Bairro Alto em Lisboa com a Escola Superior de Música de Lisboa.Resumo II - O projeto de investigação procurou perceber quais são as características de Intervenção Social que definem a Orquestra Geração, como são transmitidas as suas metodologias aos professores e qual o seu interesse e empenho em usar estes conceitos na sua prática letiva. Por outro lado, tentou-se apurar qual o nível de convergência na leitura que cada um dos professores faz dessas metodologias e dos seus objetivos e se as suas ações junto dos alunos, são coordenadas entre si ou por terceiros, nomeadamente, pela Direção do projeto. Foi realizada uma experiência durante os estágios de orquestra que se realizaram no decorrer do segundo período do ano letivo de 2018/2019, que contou com a colaboração dos professores que estiveram presentes. Esta experiência procurava apurar se, ao coordenar alguns comportamentos/atitudes nas interações entre professores e alunos, se identificariam alterações nos padrões de comportamento dos alunos e no funcionamento e organização dos ensaios e concertos. Posteriormente, foi feito um Inquérito aos professores para tentar avaliar o impacto desta experiência e tentar perceber qual a leitura que fazem das metodologias e objetivos traçados pela Direção da Orquestra Geração. A análise dos dados procura também perceber se há ou não convergência na interpretação e aplicação dos conceitos que definem a Orquestra Geração por parte dos professores e se é possível ou não coordenar comportamentos/atitudes nas suas ações junto dos alunos.Abstract I - This report is a result of my Trainee Teaching Programme while taking the MA in Music Education in Escola Superior de Música de Lisboa. The programme took place in the 2018/2019 school year and consisted in classroom observation of two tuba and euphonium students in Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (Lisbon), taught by Nuno Fernandes. The observation focused on students frequenting the basic stage (5th to 9th forms), one in Ensino Integrado (Integrated Programme) and one in Curso Profissional (Professional Programme). This report describes Nuno Fernandes’s practices, results, and strategies for each student across the school year. It includes class preparation and the objectives and strategies of the classes I was able to teach. This report strives to describe the administrative and pedagogical workings of the Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. The fact that it is currently operating in facilities other than its usual ones, also allows to approach the experience of sharing of spaces and coexistence with students of another school, fact that although not unprecedented, it did not happen since it shared the premises of the Convento dos Caetanos in Bairro Alto in Lisbon with Escola Superior de Música de Lisboa.Abstract II - This research project strove to understand the Social Intervention strategies that define Orquestra Geração. It addresses how its methodologies are conveyed to the teachers and tests their interest and commitment in incorporating these ideas in their teaching. It analyses how individual teachers react to these methods and goals, and studies if their actions toward students result from peer-to-peer coordination or from top-down action involving Project Management. The 2018/2019 second term Orchestra Courses and its teachers were the focus of my observation. The objective of this research was to understand if a transformation of behavioural patterns and in the functioning and organisation of rehearsals and concerts was possible by coordinating some aspects of student-teacher interaction. A survey was made to the teachers in order to evaluate the impact of this experience and to understand their interpretation of the methodology and goals set by the management of Orquestra Geração. Data analysis aims to show the convergence in the interpretation and application of the core ideas of Orquestra Geração between teachers and the possibility to coordinate their behaviour and attitude toward students.porOrquestra GeraçãoMetodologiaIntervenção socialEstágios de orquestraMethodologySocial interventionOrchestra coursesConceito de intervenção social na Orquestra Geração: perspetiva dos professoresmaster thesis202321096