Spinillo, AlinaNaschold, AngelaMarín, LeidyDuarte, Priscylla2020-07-242020-07-242020Spinillo, A., Naschold, A., Marín, L., Duarte, P. (2020) Um estudo exploratório sobre a compreensão de fábulas por crianças da educação infantil e do ensino fundamental in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (128-150) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa978-989-8912-11-4http://hdl.handle.net/10400.21/12085A compreensão de fábulas por crianças parece não ter sido ainda examinada de maneira aprofundada. Ainda que guarde semelhanças em relação à história (conteúdo fictício, personagens, sequência temporal de eventos, relações de causalidade etc.), este tipo de texto possui uma característica única que a define e a diferencia de outras narrativas: a lição moral que é apresentada ao final do texto. Em vista desta lacuna na área, a presente investigação examina, de forma exploratória, o desenvolvimento da compreensão de fábulas em crianças, colocando em evidência o papel da alfabetização neste processo. A partir de atividades realizadas em sala de aula, foram analisadas as respostas das crianças dadas a perguntas relativas à lição moral de duas fábulas. Os dados indicam haver uma progressão na compreensão acerca da lição moral e que a alfabetização parece ter papel importante nesse desenvolvimento.porFábulasCriançasEducação infantilEnsino fundamentalUm estudo exploratório sobre a compreensão de fábulas por crianças da educação infantil e do ensino fundamentalbook parthttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.086