Graça, Cristina Maria Pereira de Almeida2017-11-282017-11-282012-09Graça, C. (2012). Imagem, metáfora, analogia: Da instrução à construção no contexto da aula de técnica de dança. In A. Macara, A. P. Batalha, K. Mortari (Eds.), Atas da conferência internacional 2012: Corpos (im)perfeitos na performance contemporânea (pp. 70-77). Consultado em novembro 28, 2017, em https://ceapfmh.files.wordpress.com/2012/12/corpos-imperfeitos-livro-de-atas.pdf978-972-735-185-5http://hdl.handle.net/10400.21/7606O documento integral está disponível através do link que se encontra no campo Versão do Editor.Olhado à luz do pensamento de Michel Foucauld (1977), o treino em dança (a formação do corpo e da mente do bailarino, inscrita num determinado paradigma estético, artístico e filosófico) é uma actividade regulatória que exerce controlo sobre o corpo, ao mesmo tempo que lhe impõe padrões definidos relativamente ao que é a acção certa e a acção errada, instituindo, assim, “a constricting link between an increased aptitude and an increased domination” (Foucauld,1977:138). Tendo em linha de conta, por um lado, a necessidade de o bailarino desenvolver competências técnicas sólidas, que outra coisa não são do que o entendimento conceptual e físico da “força coerciva” a que acima nos referimos e, por outro, a necessidade de fomentar nele competências criativas (dentro e fora da dança), defenderemos, aqui, secundando Franklin (1996), que o recurso à metáfora e à imagem mental é um elemento facilitador do processo de aprendizagem e consolidação da linguagem técnica, ao mesmo tempo que poderá servir de suporte aos processos criativos em que o estudante/bailarino se verá envolvido no futuro.porCompetências técnicasCriatividadeAula de técnica de dançaImagemCompetências criativasImagem, metáfora, analogia: da instrução à construção no contexto da aula de técnica de dançajournal article