Machado, Ricardo Jorge da RochaReis, Marta Estevão2025-11-192025-11-192025-07-212025-07-07Reis, M. E. (2025). Primeiros passos na educação financeira: Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22276http://hdl.handle.net/10400.21/22276Relatório de prática de ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório final foi elaborado no contexto da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório encontra-se dividido em duas partes: (I) descrição reflexiva do estágio desenvolvido nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico; (II) estudo investigativo realizado no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 3.º Ano. A primeira parte do relatório sintetiza o trabalho desenvolvido no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizando uma análise crítica entre os dois ciclos. A segunda parte centra-se num estudo investigativo realizado numa turma do 3.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, tendo como objetivo principal trabalhar as primeiras aprendizagens sobre a educação financeira. Posteriormente, formularam-se questões de investigação para compreender as perceções dos alunos em torno destes conhecimentos, o desempenho dos mesmos na mobilização de conhecimentos e capacidades relacionados ao tópico ao longo das tarefas propostas e de que forma as tarefas desenvolvidas podem contribuir para a apropriação de conhecimentos nessa área e para o desenvolvimento de capacidades, como a expressão de ideias e argumentação por parte dos alunos. O estudo insere-se no paradigma interpretativo e aproxima-se de uma investigação-ação. Os participantes foram os 25 alunos da turma e professora/investigadora e foram mobilizados diversos instrumentos de recolha de dados, como a observação, o diário de bordo, as conversas informais, as produções dos alunos e a recolha documental. Os resultados demonstram que a intervenção educativa realizada em torno desta investigação teve um impacto positivo no desenvolvimento das competências de educação financeira dos alunos. Em suma, a presente investigação evidencia a pertinência de trabalhar a educação financeira desde cedo, uma vez que os alunos, futuros consumidores, precisam desde cedo ser preparadas para gerir bem o seu dinheiro.This final report was prepared in the context of the Supervised Teaching Practice II curricular unit of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This report is divided into two parts: (I) a reflective description of the internship carried out in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education; (II) an investigative study carried out in the context of the 1st Cycle of Basic Education, in a 3rd grade class. The first part of the report summarises the work carried out in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, making a critical analysis between the two cycles. The second part focuses on an investigative study carried out in a 3rd grade of schooling of the 1st cycle of basic education, with the main aim of working on the first lessons in financial education. Subsequently, research questions were formulated to understand the students' perceptions of this knowledge, their performance in mobilising knowledge and abilities related to the topic throughout the proposed tasks and how the tasks developed can contribute to the appropriation of knowledge in this area and to the development of abilities such as the expression of ideas and argumentation by the students. The study is part of the interpretive paradigm and is akin to action research design. The participants were the 25 students of the class and the teacher/researcher, and various data collection instruments were mobilised, such as observation, the logbook, informal conversations, student productions and documents. The results show that the educational intervention carried out around this research had a positive impact on the development of the students' financial education competencies. In conclusion, this research highlights the relevance of working on financial education from an early age, since students, future consumers, need to be prepared from an early age to manage their money in the best way possible.porEducação financeiraEducação matemática crítica3.º ano de escolaridadeFinancial educationCritical mathematics education3rd grade of schoolingPrimeiros passos na educação financeira: Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis203980417