Brito, RitaSá, Maria Raposo de Magalhães Cunha de2019-02-062019-02-062018-04-26Sá, M. R. M. (2018). Jogo dramático como promotor da capacidade de exposição e atenção do outro (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9437http://hdl.handle.net/10400.21/9437Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente documento consiste na elaboração de um relatório no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) que decorreu num período de quinze semanas num contexto de Jardim de Infância. O relatório em questão visa apresentar de forma reflexiva e fundamentada todo o trabalho e percurso desenvolvido no decorrer da prática educativa, nomeadamente, caracterizar o meio e o contexto socioeducativo, descrever o processo de planeamento, ação e de avaliação da intervenção e ainda, abordar uma problemática emergente no contexto, submetida a um processo de investigação. Do ponto de vista metodológico, optou-se por uma abordagem qualitativa, enquadrada num estudo exploratório no sentido de recolher dados empíricos e realizou-se uma análise categorial com o objetivo de registar as informações e acontecimentos observados e para que no fim fosse possível fazer a sua análise. Esta metodologia foi adotada visto que segundo Lessard-Hébert (1994) (citado por Tomás, 2011) estas “. . . permitem uma maior aproximação e colaboração entre o investigador e os indivíduos que desenvolvem o trabalho no terreno”. Como resultado desta investigação verifica-se que os momentos de Jogo dramático podem promover a capacidade de exposição e atenção ao outro. Porém, não se verificou uma mudança nas crianças durante os momentos da rotina diária, mas sim apenas em momentos de jogo. Ao longo deste relatório serão ainda apresentadas a caracterização para a ação e uma analise de toda a minha iniciação da prática profissional. Para terminar irá ser feita uma reflexão sobre a construção da minha profissionalidade enquanto futura educadora de infância.ABSTRACT This document consists of the preparation of a report on Supervised Professional Practice II (SPP II) that took place over a 15-week period in a Kindergarten context. The report aims to present in a reflexive and grounded manner all the work and path developed during the educational practice, namely, to characterize the environment and the socio-educational context, to describe the planning process, the action and the intervention appraisal, and to address a chosen subject in a research process context. On a methodological point of view, a qualitative approach was chosen, framed in a case study to collect empirical data, and a categorical tree was realized, with the objective of recording the information and events observed so that in the end it was possible to be properly analysed. This methodology was adopted since according to Lessard-Hébert (1994) (cited by Tomás, 2011) these "... allow closer ties and collaboration between the researcher and the individuals who develop the work on the ground.". As a result from this investigation it can be verified that in dramatic play moments both the capabilities of exposition and attention to the other are promoted. However, it was not possible to verify any major change through the children’s daily routine moments, but only on dramatic play situations. Throughout this report it will also be presented the characterization for the action and an analysis of my whole initiation of professional practice. Finally, it will be displayed a reflexion regarding the construction of my professionality as a future kindergarten teacher.porExposiçãoAtenção ao outroTeatroJogo dramáticoExpositionAttention to the otherTheatreDramatic playJogo dramático como promotor da capacidade de exposição e atenção do outromaster thesis202034798