Gonçalves, VítorPires, Maria Ana Perdigão2016-02-192016-02-192016-02-17http://hdl.handle.net/10400.21/5685Dissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projecto Cinematográfico - especialização em Dramaturgia e RealizaçãoA presente dissertação propõe um estudo sobre a presença da ideia de deriva em determinados exemplos cinematográficos a partir de uma contextualização ideológica e histórica sustentada em autores cujas obras se destacaram na investigação de flânerie e da sua relação com a cidade. Os filmes escolhidos para análise são: «Les Quatre Cents Coups» (1959) de François Truffaut, «Cléo de 5 à 7» (1962) de Agnès Varda, «Taxi Driver» (1976) de Martin Scorsese e «Permanent Vacation» (1980) de Jim Jarmusch.ABSTRACT - The following dissertation proposes a study about the presence of the idea of drift in certain cinematographic examples based on an ideological and historical contextualisation that is supported by authors whose work stand out in the investigation of flânerie and its relationship with the city. The films chosen for analysis are: «Les Quatre Cents Coups» (1959) by François Truffaut, «Cléo de 5 à 7» (1962) by Agnès Varda, «Taxi Driver» (1976) by Martin Scorsese and «Permanent Vacation» (1980) by Jim Jarmusch.porDerivaFlânerieCidadeProtagonistaDriftCityProtagonistA deriva no espaço fílmicomaster thesis201042096