Dias, SóniaFalcão, Miguel2020-07-072020-07-072017Dias, S., Falcão, M. (2017) Artes performativas nos serviços educativos das redes culturais: A programação para idosos in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (156-165) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-8912-00-8http://hdl.handle.net/10400.21/12013Este artigo apresenta um estudo concluído em 2014 no âmbito do Mestrado em Educação Artística – especialização em Teatro na Educação, focado na identificação e análise de atividades em artes performativas desenvolvidas para idosos, num total de 323 serviços educativos da Rede Nacional de Teatros e Cineteatros, da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e da Rede Portuguesa de Museus. Vários autores (Fonseca, 2006; Simões, 2006) têm defendido a necessidade de promoção de um envelhecimento ativo, tanto mais que a população portuguesa se encontra num processo insuficiente de renovação de gerações devido a baixas taxas de natalidade (INE, 2012). As redes culturais e os respetivos serviços educativos constituem-se como importantes estruturas de integração de idosos. Daqui resultou o interesse de fazer um levantamento da programação em artes performativas nos diferentes espaços culturais, tendo em conta também o papel que um serviço educativo pode ter na educação artística dos idosos. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa, tendo os dados sido recolhidos e tratados através de pesquisa e análise documental, bem como de questionário de resposta aberta sujeito a tratamento estatístico e a análise de conteúdo. Entre os resultados obtidos, foi possível verificar que as atividades em artes performativas – e particularmente em teatro – preenchem uma parte reduzida das programações dos serviços educativos das instituições das redes culturais, ainda que a dimensão inclusiva surja como uma área privilegiada.porEducação artísticaRedes culturaisIdososArtes performativasTeatroArtes performativas nos serviços educativos das redes culturais: A programação para idososjournal article