Nascimento, Paula AlexandraTomás, CatarinaCampos, Joana2020-06-082020-06-082020Nascimento, P., Tomás, C., Campos, J. (2020) Conceções e práticas associativas de Técnicos/as Superiores de Educação Social. Análise Associativa, 7 (144-157)2183-413Xhttp://hdl.handle.net/10400.21/11793O presente artigo apresenta as conceções e as práticas associativas de 139 Técnicos/as Superiores de Educação Social em Portugal. Metodologicamente optou-se por um estudo de caráter misto e os dados recolhidos foram suportados em duas técnicas: análise documental (fontes internas e externas) e inquérito por questionário, por amostragem não probabilística, com recurso à técnica “bola de neve”, ao qual responderam 139 Técnicos/as Superiores de Educação Social (TSES). A análise e discussão dos resultados apontam para elementos importantes para a compreensão do associativismo dos TSES, nomeadamente, o reconhecimento de múltiplos fatores que influenciam a mobilização destes profissionais para o associativismo. Não obstante, para os/as inquiridos/as a prática associativa profissional parece não ser prioritária.porTécnicos/as Superiores de Educação SocialConceções e Práticas AssociativasAssociações de Profissionais em PortugalConceções e práticas associativas de Técnicos/as Superiores de Educação Socialjournal article