Friães, RitaRodrigues, Sara Elisabete da Silveira Teixeira2018-04-052018-04-052017-04-07http://hdl.handle.net/10400.21/8347Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório, realizado no âmbito da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada II, que decorreu em jardim-de-infância, tem como objetivo apresentar a minha evolução ao longo dos três meses e meio da prática, em que contactei com as crianças, as suas famílias e a equipa educativa. A intervenção e investigação desenvolvidas basearam-se totalmente na fundamentação teórica adquirida noutras unidades curriculares e numa constante reflexão sobre o meu próprio desempenho. Durante toda a prática, procurei respeitar os três princípios psicopedagógicos que defendo para a intervenção junto de crianças dos 3 aos 6 anos: i) a criança enquanto agente da aprendizagem; ii) o brincar enquanto fonte de aprendizagem e bem-estar; iii) a cooperação. Estes princípios foram operacionalizados nas rotinas diárias e nas atividades propostas. O tema da investigação é o desenvolvimento da competência narrativa e decorreu da implementação da iniciativa “Agora contas tu!”, através da qual a educadora propôs às crianças contarem histórias. Partindo desta iniciativa, também eu desafiei um grupo de quatro crianças a contarem histórias, recorrendo, para o efeito, a duas estratégias distintas, uma com indutores com e sem esquema narrativo e outra com um texto modelo (reconto). Inscrita no paradigma qualitativo ou interpretativo, a presente investigação assumiu a modalidade de investigação-ação. As técnicas de recolha de dados indispensáveis à sua implementação e continuidade foram o inquérito por questionário e observação direta. As principais conclusões desta investigação apontam para as vantagens do texto modelo e do indutor com esquema narrativo para o desenvolvimento desta competência nas crianças.ABSTRACT The following report, written for the curricular unit Supervised Professional Practice II, that took place in a kindergarten, has the purpose to present my evolution during the three months and a half of practice, in which I contacted with the children, their families and the educative team. The practice and the research were based in the theoretical basis acquired in other units and on a constant reflection about my own performance. During all practice period, I aimed to respect the three psychological and pedagogical principles I defend to the intervention with children from 3 to 6 years old: i) the child as an agent of his own learning; ii) play as a source for learning and wellbeing; iii) cooperation. These principles were put to practice in the daily routines and in the proposed activities. The theme of the research is the development of narrative ability and it had on its base the implementation of “Now you tell me!”, the educator‟s initiative through which she requested the children to tell stories. Starting from this initiative, I also challenged a group of four children to tell stories, resorting, for this purpose, to two different strategies, one with inducers with and without a narrative scheme and another with a model text (retelling). Inscribed in the qualitative or interpretative model, the present study assumed the action-research mode. The techniques used for collecting indispensable data for its implementation and continuity were the inquiry through questionnaire and direct observation. The main conclusions of this investigation point out the advantages of retelling and of the inducer with narrative scheme for the development of narrative ability in children.porCompetência narrativaHistóriasIndutoresTexto modeloReconto.Narrative abilityStoriesInducersModel textRetellingAgora contas tu! : O desenvolvimento da competência narrativa em crianças de uma sala de 5 anosmaster thesis201829126