Eiró-Gomes, MafaldaCordeiro, Beatriz Capela2025-02-112025-02-112024-11-20Cordeiro, B.C. (2024). Estratégia de relações públicas para a “Aldeias de Crianças SOS”. [Trabalho de projeto de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/21412http://hdl.handle.net/10400.21/21412Trabalho de projeto de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.Quando falamos das Organizações da Sociedade Civil (OSC), a Comunicação Institucional possui funções semelhantes às de qualquer outra organização, sabendo, contudo, que nestas, a comunicação só estará a cumprir o seu papel quando contribuir para a missão da organização. Partindo de uma revisão bibliográfica sobre Relações Públicas, Comunicação Institucional, Comunicação de Interesse Público e Comunicação para a Mudança Social e de Comportamentos, procura-se, com o presente trabalho de projecto analisar e oferecer um novo olhar sobre a “Comunicação” na (e da) Associação das Aldeias de Crianças SOS. Se as pessoas crescem e mudam, o mesmo acontece com as organizações. Em organizações com mais de 6 décadas, em Portugal, como é o caso da Associação das Aldeias de Crianças SOS compreende-se a necessidade de expressar uma nova identidade - reformulada quotidianamente de acordo com as necessidades do mundo atual - e fortalecer a sua reputação - num diálogo constante com as comunidades. Tal é o objectivo deste projecto.ABSTRACT: Referring to Non Profit Organizations, Institutional Communication has similar functions to any other organization, although we know that communication in these organizations only fulfills its role when it contributes to the organization's mission. Based on a bibliographic review on Public Relations, Institutional Communication, Public Interest Communication and Communication for Social and Behavioral Change, this project work aims to offer a new perspective on “communication" in (and at) SOS Children's Villages Portugal. If people grow and change, so do organizations. In organizations that have been operating in Portugal for more than 6 decades, such as the SOS Children's Villages of Portugal, there is a need to express a new identity - reformulated daily according to the needs of today's world - and to strengthen their reputation - in a constant dialog with the communities. This is the aim of this project.porOrganizações da Sociedade CivilRelações públicasComunicação institucionalComunicação de interesse públicoAssociação das Aldeias de Crianças SOS de PortugalNon Profit OrganizationsPublic relationsInstitutional communicationCommunication in the public interestSOS Children’s Villages PortugalEstratégia de relações públicas para a “Aldeias de Crianças SOS”master thesis203794680