Campos, JoanaMartins, CéliaDias, AlfredoVohlgemuth, Laurence2020-03-062020-03-062015Campos, Joana, Martins, Célia, Dias, Alfredo, Vohlgemuth, Laurence (2015) “O Processo Formativo de Animadores Socioculturais na ESE de Lisboa e Transição para o Mercado de Trabalho”, Serrano, M.M; Urze, P.; Assunção, F. (coords.) First International Meeting of Industrial, Sociology, Sociology of Organizations and Work: Work, Social Change and Economic Dynamics: Challenges for Contemporary Societies, APSIOT, pp 258-272, ISBN 978-989-95465-5-4978-989-95465-5-4http://hdl.handle.net/10400.21/11209O reconhecimento dos animadores socioculturais em Portugal nas últimas décadas assentou, em grande medida, no incremento do associativismo profissional e na diversificação da formação. À diversidade da oferta formativa somou-se a fixação do código deontológico do grupo e do estatuto, a par da disseminação das publicações e da realização de congressos, entre outros momentos de formação e afirmação do grupo profissional. No quadro deste processo de profissionalização inscreve-se a licenciatura da ESELx-IPL. Com o presente texto pretende-se contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a licenciatura nesse processo, em particular no que diz respeito ao processo formativo e transição para o mercado de trabalho dos diplomados. Metodologicamente, a informação considerada foi recolhida desde 2009/2010, centrando-se o presente texto na caracterização dos alunos e diplomados da ESELx, no que diz respeito aos percursos formativos e inserção profissional. Analiticamente, consideraram-se diferentes dimensões. A primeira prende-se com as áreas de interesse dos alunos manifestadas no percurso formativo. A segunda dimensão centra-se no processo de inserção profissional. Por fim, a terceira dimensão refere-se à continuidade de formação. Os resultados demonstraram a importância da iniciação profissional em contexto em instituições diversificadas. Os procedimentos de análise permitiram também identificar as principais modalidades de transição para o mercado de trabalho. Tais resultados reforçam a importância das instituições formadoras contribuírem para a afirmação dos grupos profissionais, em diversos planos.porAnimação SocioculturalFormação no Ensino SuperiorIniciação profissionalO Processo Formativo de Animadores Socioculturais na ESE de Lisboa e a Transição para o Mercado de Trabalhoconference object