Antunes, DavidAlves, Carlos Manuel Monteiro2020-07-072020-07-072020-07-06http://hdl.handle.net/10400.21/12021Trabalho de projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Artes PerformativasEste relatório pretende ser uma reflexão sobre a necessidade de criar um espectáculo. Ele deve, portanto, ser lido como um roteiro do pensamento que assistiu à sua concepção. E é um pensamento que se fez depois da necessidade, pelo que é um roteiro que justifica a auto proposta de criar o "Suriya". No início, havia a possibilidade de levar para cena episódios de violência, submissão e exploração ocorridos durante o conflito na Síria. Nesse início, a premissa era válida e daria um espectáculo. No entanto, várias questões se poderiam levantar a essa opção e procurar responder-lhes é o propósito das reflexões que aqui apresento. O que aqui apresento corresponde a uma exposição de pensamento sobre um processo criativo, desde a sua génese até à sua execução. Enquanto criava um espectáculo, pensei indispensavelmente sobre ele e sobre a sua necessidade. “Qual era a necessidade disto?” poderá ser a pergunta chave de partida para o relatório que se segue. Aqui desembrulho ideias que justificam o objecto artístico a ser criado e confronto-me nelas e com elas, procurando entendê-las, justificá-las, contradizê-las ou apenas tentar pensar sobre elas.porCriação artísticaEspetadorViolênciaAmoralidadeA exibição cénica da violência: envolvimento e amoralidade num sistema de convençãomaster thesis202497429