Tavares, Ana Teresa SerradasEspanha, RitaMiranda, Sandra2019-10-252019-10-252016-05Tavares, A. T., Espanha, R. & Miranda, S. (2016, maio). O envolvimento dos portugueses com temas de saúde pública: Um contributo para as estratégias de marketing social e comunicação de assuntos públicos Comunicação apresentada no III Colóquio Doutoral da ESPP, ISCTE, Lisboa, Portugal.http://hdl.handle.net/10400.21/10651Na presente comunicação o autor apresenta o modelo de investigação, o qual constitui a base de estudo do envolvimento dos portugueses com o tema da nutrição. A literatura evidencia que o envolvimento é um preditor do sucesso das campanhas de comunicação públicas. Conhecer o envolvimento que os portugueses têm com o tema da nutrição permitirá identificar e caracterizar os grupos de alto, médio e baixo envolvimento, segmentando-os. E esta segmentação constitui uma ferramenta valiosa para a definição de estratégias de comunicação sobre o tópico da alimentação, possibilitando adequar programas, meios e mensagens a cada segmento. O modelo de investigação aborda o envolvimento numa perspectiva explicativa, propondo estudar-se as motivações que explicam o envolvimento das pessoas com a nutrição, considerando três hipóteses: motivações relacionadas com a saúde (tanto como prevenção como para evitar o agravamento de doença diagnosticada), motivações relacionadas com a aparência física, e motivações relacionadas com o prazer.porNutriçãoCampanhas de informação públicaInformação sobre nutriçãoEnvolvimento com nutriçãoAlimentaçãoO envolvimento dos portugueses com temas de saúde pública: Um contributo para as estratégias de marketing social e comunicação de assuntos públicosconference object