Pringsheim, AnthonyDuarte, João Guilherme Vidinha2018-03-122018-03-122016-08http://hdl.handle.net/10400.21/8226Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I (Prática Pedagógica) - O Relatório de Estágio que apresento tem duas partes que se relacionam entre si. Nesta primeira parte, apresento a experiência que tive durante o estágio com alunas da classe da professora Liliana Nunes no Conservatório de Música de Cascais. Durante estas aulas pude recolher informações sobre os instrumentos que as alunas usavam: o motivo da sua compra, a reacção da aluna à qualidade dos instrumentos, os pontos fracos/fortes dos mesmos e qual a perspectiva para uma futura actualização. Além desta vertente – que me vai ajudar na elaboração do Projecto de Investigação –, tentei fazer com que as alunas reflectissem sobre uma parte muito importante da aprendizagem do instrumento (e nomeadamente nos instrumentos de sopro) – o aquecimento. Como as aulas têm actualmente uma duração curta e há todo um programa a cumprir, é frequente, em muitos casos, os professores de flauta darem pouca importância ao aquecimento ou até mesmo deixarem-no de lado, situação que não favorece os alunos que estejam a utilizar um instrumento de qualidade inferior à média. Um dos resultados que também tentei obter com esta reflexão foi a consciencialização das alunas e/ou Encarregados de Educação para a necessidade de adequar a qualidade do instrumento às expectativas de futuro e de progressão no Ensino da Música. O resultado desta experiência vai estar apresentado de forma mais detalhada na segunda parte deste Relatório.Resumo II (Investigação) - Os últimos anos como professor de flauta transversal despertaram a minha curiosidade para perceber como seria o percurso dos alunos das classes de flauta relativamente ao tipo de instrumentos que adquirem, em que altura do seu percurso educacional decidem mudar de instrumento, a respectiva reacção à mudança das características de construção – e consequentemente sonoras – do instrumento, assim como a variação de motivação na sua aprendizagem individual após cada mudança. Com este Projecto de Investigação – Relatório de Estágio, pretendo identificar a maioria dessas mudanças: quais as especificações predominantes dos instrumentos utilizados nos diferentes graus de ensino (Iniciação, Básico, Secundário e Superior) e que factores poderão influenciar alunos, pais e/ou professores a adquirir/aconselhar tais instrumentos. O objectivo final desta Investigação consiste em verificar, através de um inquérito, algumas entrevistas pessoais e estudos de caso, qual a tendência verificada nas escolas do Ensino Artístico Especializado da Música de vários pontos do país no que respeita à aquisição de instrumentos musicais – mais especificamente flautas transversais – e perceber que relação existe entre a qualidade do instrumento e a evolução/progressão na aprendizagem dos alunos.Abstract I (Teaching) - The Internship Report I present, has two parts that relate to each other. In this first part, I report the experience that I had during the internship period with students from the teacher Liliana Nunes’ class at the Cascais Conservatory. In the course of these classes I collected information about the instruments that students used: the reason to buy a specific flute, the student’s reaction to the quality of the instruments, the weak/strong points of the instruments and the prospect for a future upgrade. Beyond that aspect - that will help me with the working up of the Research Project -, I tried to make the students ponder about a very important subject for the learning of the instrument (especially with wind instruments): the warm-up. As classes, currently, have a short duration and there is a whole program to accomplish, it is common in many cases, for flute teachers to give low priority to the warm up, or even leave it aside, which does not aid students who are using a below average instrument. One of the outcomes that I also tried to obtain with this reflexion was the awareness of the students and/or parents for the need to adapt the quality of the instrument to the expectations of future progression in Musical Education. The result of this experiment will be presented in more detail in the second part of this Report.Abstract II (Research) - The last few years as a flute teacher has stimulated my curiosity to perceive the path of the students of flute classes regarding the type of instruments they acquire, at what time of their educational course they decide to change the instrument, the relative reaction to the change in the characteristics of construction – and consequently of sound – of the instrument, as well as the motivation alteration in their individual learning, after each change. With this Research Project – Internship Report, I intend to identify most of those changes: which are the prevailing specifications of the instruments used in the different levels of education (Beginner, Primary, Secondary and Higher) and which factors may influence pupils, parents and/or teachers to acquire/advise such instruments. The ultimate goal of this research is to verify, through a survey and some personal interviews /case studies, the trend in schools of Music Education across the country concerning the acquisition of musical instruments - more particularly flutes – and to realize what relationship exists between the instrument and the students’ development/progression in their learning.porFlauta transversalConstrução da flautaMotivaçãoAprendizagemProgressãoFluteFlute makingMotivationLearningProgressionRelação entre a qualidade do instrumento e a progressão do alunomaster thesis201707462