Silva, Maria JoãoGomes, Cristina A.2020-02-142020-02-142019Silva, M. J., Gomes, A. G. (2019) A utilização de sensores por crianças do ensino básico na exploração e caracterização do ambiente da escola: enquadramento tecnológico e pedagógico-didático. In M. J. Silva, R. Brito (coord.) Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 16-29). Lisboa: CIED-Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais DOI:https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.003978-989-8912-07-7http://hdl.handle.net/10400.21/11098Neste capítulo, realizar-se-á um enquadramento do uso de sensores pelas crianças na atual sociedade de conhecimento, quer no seu quotidiano informal, quer em contextos educativos formais e não formais. Este uso será enquadrado no desenvolvimento tecnológico dos sensores, mas também na evolução do uso pedagógico-didático das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ensino Básico. Apresentar- se-á um conjunto de projetos, desenvolvidos nos últimos quinze anos, de uso didático de sensores pelas crianças, para exploração e caracterização do ambiente da escola, analisando-se a evolução dos referidos projetos e o seu enquadramento e agência nas mudanças sociais, científicas e educacionais ocorridas. Uma análise dos resultados, nomeadamente dos sucessos e desafios, dos projetos apresentados permitem informar o projeto Eco-Sensors4Health, no que se refere às opções tecnológicas, como a escolha de hardware e software, mas também às opções pedagógicas e didáticas, como sejam a escolha do contexto de desenvolvimento das atividades, a seleção dos participantes, a definição dos objetivos didáticos, dos conteúdos e das tarefas a concretizar, a criação de registos e as estratégias e técnicas a usar no desenvolvimento das referidas tarefas.porSensores eletrónicosCriançasEco-Sensors4HealthTecnologias da InformaçãoEnsino BásicoLISBOA-01-0145-FEDER-023235A utilização de sensores por crianças do ensino básico na exploração e caracterização do ambiente da escola: enquadramento tecnológico e pedagógico-didáticobook part10.34629/ipl.eselx.cap.livros.003