Rodrigues, CarinaValente, Vanessa Alexandra Rosa2025-01-072025-01-072024-07-12Valente, V. A. R. (2024). Gestão de conflitos em jardim de infância: um olhar sobre o papel do educador (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/18127http://hdl.handle.net/10400.21/18127Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarA importância que as emoções e a capacidade de as gerir têm no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar fez-me centrar o meu olhar nos conflitos observados entre as crianças que acompanhei, com um olhar mais analítico, no sentido de procurar, em conjunto com as mesmas, estratégias que lhes permitissem ultrapassar estes desafios sociais. Ballenato (2008) refere a importância do educador em saber resolver problemas, para conseguir exemplificar à criança diferentes formas de reagir às situações de conflito ao longo da nossa vida. Assim sendo, o presente relatório, inserido na Prática Profissional Supervisionada II, resulta de uma análise de todo o percurso desenvolvido ao longo da prática em simultâneo com uma investigação centrada na Gestão de Conflitos em contexto de Jardim de Infância e no papel do Educador na sua promoção, tendo em conta a dificuldade das crianças desta faixa etária em resolver autonomamente os seus problemas. A investigação assentou numa abordagem qualitativa interpretativa, recorrendo à metodologia de investigação sobre a própria prática tendo em conta os limites temporais da pesquisa, utilizando técnicas de recolha de dados, tais como a observação direta, entrevistas semiestruturadas à educadora e às crianças, e a consulta documental, devidamente analisadas através da análise de conteúdo categorial. Partindo da problemática do estudo apresentada e dos dados recolhidos ao longo da prática procurei centrar-me na análise de três dimensões, sendo estas: (i) o conceito de conflito e a sua importância; (ii) a influência da autorregulação da criança no seu comportamento; (iii) o papel do educador como mediador na resolução dos conflitos da criança. Na discussão e análises de dados é destacada a importância dos conflitos no desenvolvimento da criança, tal como os benefícios do diálogo na resolução dos mesmos, permitindo-lhe, ser cada vez mais autónoma no que respeita à capacidade de autoregulação.The importance that emotions and the ability to manage them have in the development of preschool children made me focus my attention on the conflicts observed between the children I followed with a more analytical perspective in order to seek together with them strategies that would allow them to overcome these social challenges. Ballenato (2008) refers the importance of the educator knowing how to solve problems, to be able to show children different ways of reacting to conflict situations throughout their lives. Therefore, this report, included in Supervised Professional Practice II, results from an analysis of the entire path developed throughout the practice with an investigation focused on Conflict Management in the context of Kindergarten and the role of the Educator in its promotion, taking into account the difficulty of children in this age group in solving their problems independently. The investigation was based on an interpretative qualitative approach using research methodology on the practice itself taking into account the temporal limits of the research using data collection techniques, such as direct observation, semi-structured interviews with the educator and the children, and consultation documents, analyzed through categorical content analysis. Starting from the study's problems presented and the data collected throughout the practice, I tried to focus on the analysis of three dimensions, these being: (i) the concept of conflict and its importance; (ii) the influence of the child's self-regulation on their behavior; (iii) the role of the educator as mediator in resolving children's conflicts. In the discussion and data analysis, the importance of conflicts in the child's development is highlighted, as well as the benefits of dialogue in resolving them, allowing them to be increasingly autonomous with regard to their capacity for self-regulation.porEducação pré-escolarEmoçõesGestão de conflitosAutorregulaçãoEducadorPrática profissional supervisionadaPreschool educationEmotionsConflict managementSelf-regulationEducatorSupervised professional practiceGestão de conflitos em jardim de infância: um olhar sobre o papel do educadormaster thesis203720717