Rodrigues, MargaridaSerrazina, Maria De Lurdes2015-10-292015-10-292015Rodrigues, M., & Serrazina, L. (2015). Raciocínio quantitativo aditivo de alunos de 2.º ano: A importância das representações. Investigação em Educação Matemática 2015: Representações Matemáticas, 149-163. ISSN: 2182-00232182-0023http://hdl.handle.net/10400.21/5305Neste artigo, pretendemos identificar tipos de representação usados pelos alunos na resolução de duas tarefas que apresentam problemas de transformação, e através da sua análise, discutir o seu papel bem como alguns dos aspetos do raciocínio quantitativo aditivo dos alunos. Começando por discutir o que se entende por raciocínio quantitativo aditivo e por representação matemática, apresentamos depois alguns resultados empíricos no contexto de uma experiência de ensino desenvolvida numa escola pública. Os resultados evidenciam a complexidade inerente ao raciocínio inversivo presente nas duas situações propostas aos alunos. A maioria dos alunos utiliza preferencialmente a representação simbólica, recorrendo também à linguagem oral e escrita como forma de exprimir o significado atribuído às suas resoluções. A representação icónica foi usada apenas por um par de alunos, parecendo ter sido utilizada numa situação inicial de incompreensão do problema, e após registos simbólicos iniciais apagados pelos alunos em causa. O uso da linha numérica vazia e a disposição tabelar constituíram modelos de pensar auxiliando a lidar com a transformação inversa. As representações assumiram um duplo papel, o de serem meios de compreensão do raciocínio dos alunos, e também suportes do desenvolvimento do seu pensamento matemático.porRepresentações matemáticasProblemas de transformaçãoRaciocínio quantitativo aditivoAprendizagem matemáticaRaciocínio quantitativo aditivo de alunos de 2.º ano: a importância das representaçõesjournal article