Verissimo, Jorge2021-02-252021-02-252010-04-15Veríssimo, J. (2010, abril, 14). Advertising and social media. [Comunicação oral]. IV Jornadas Internacionales de Publicidad Social, Universidad Rey Juan Carlos, Madrid, Espanha.http://hdl.handle.net/10400.21/12952A publicidade inserida nas redes apresenta características que a diferenciam da publicidade incluída em outros meios digitais. Essas particularidades são: • a Interactividade (que pressupões uma acção e uma consequência, provocando um feedback e efeito imediato); • a Actualidade ou Instantaneidade (pressupondo a actualização de conteúdos e reacção imediata); • a Plasticidade ou Adaptabilidade (a mensagem deve ser concebida de forma a permitir-se ser copiada, alterada e disseminada pelos próprios consumidores e em simultâneo prever atingir o maior número de segmentos possível). A exploração destas formas de comunicação e de publicidade podem servir diversos objectivos estratégicos como apoiar campanhas emitidas noutros meios, lançar novos produtos, criar notoriedade para uma marca, passando pela aproximação ao consumidor. Nesta apresentação pretende-se analisar a publicidade das marcas nas redes sociais em Portugal, nomeadamente identificar uma tipologia de estratégias de marketing; a caracterização dos anúncios em função dos formatos; e identificar a forma como as marcas interagem com grupos ou comunidades.porPublicidadeRedes sociaisEstratégias de marketingAnúnciosMarcasAdvertising and social mediaconference object