Rodrigues, Margarida2012-02-242012-02-242009-11Rodrigues, M. (2009). As capacidades transversais no Novo Programa do Ensino Básico: Desafios da sua integração. Educação e Matemática, 105, 38-400871-7222http://hdl.handle.net/10400.21/1148Um dos pontos fortes do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico (NPMEB) é, no meu ponto de vista, a sua ênfase nas capacidades transversais, nomeadamente a resolução de problemas, a comunicação e o raciocínio matemáticos. Poderemos questionar, em primeiro lugar, em que medida é que a integração curricular destas três capacidades constitui um aspecto distintivo do NPMEB. Se analisarmos os programas anteriores de Matemática do ensino básico, constatamos que os mesmos referenciam o desenvolvimento destas capacidades como uma das finalidades do ensino da Matemática no ensino básico, fazendo também parte dos objectivos gerais de ciclo. Não se trata, pois, de uma novidade: algo eventualmente ausente nos anteriores programas. O que me parece que é nitidamente distintivo é o modo como se encara a sua integração curricular no NPMEB.porPrograma do ensino básicoAs capacidades transversais no novo programa do ensino básico : desafios da sua integraçãojournal article