Correia, FábioFalcão, Miguel2020-07-202020-07-202016Correia, F., Falcão, M. (2016) Desenvolvimento de competências no 1º ciclo: Um percurso formativo centrado no teatro in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (281-296) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.978-989-95733-7-6http://hdl.handle.net/10400.21/12054No sistema educativo português, persistem estereótipos ou preconceitos relativamente à abordagem das áreas da Educação Artística (EA) em contexto curricular. Vários estudos, nacionais e internacionais, vêm atestando ao longo dos anos a relevância da EA no desenvolvimento integral da criança, embora os dados que vão sendo conhecidos sobre a realidade do ensino nacional demonstrem que as áreas do currículo que lhe dizem respeito têm sido preteridas ou mesmo esquecidas. A par da responsabilidade dos decisores políticos, que têm tomado medidas que não promovem a EA, cabe também a cada escola e a cada docente a assunção de uma voz ativa na criação de condições que garantam um percurso curricular completo aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico (1º CEB). Neste sentido, é legítimo questionar, a título de exemplo, por que razão as artes são, por um lado, curricularmente desvalorizadas por professores e gestores educativos e, por outro, utilizadas como meio privilegiado para as escolas se apresentarem à comunidade em datas que consideram relevantes. Esta comunicação, assente num trabalho académico de conclusão de um mestrado de profissionalização docente na ESELx, incide na apresentação de um percurso formativo desenvolvido com uma turma do 1.º CEB. A metodologia seguida, enquadrada no paradigma interpretativo e numa abordagem qualitativa do tipo da investigação-ação, integrou, como técnicas de recolha de dados, a observação naturalista e sistemática, a pesquisa arquivística, a entrevista semiestruturada e o questionário; e, como técnicas de análise de dados, o tratamento documental, o tratamento estatístico dos questionários e das grelhas de registo de observações e a análise de conteúdo da entrevista. Os resultados mostraram que o percurso formativo, fortemente centrado no Teatro, possibilitou a mobilização de um conjunto de competências transversais, que se repercutiram no âmbito de áreas disciplinares como o Português, e que objetivos como ―desenvolver competências de cooperação e de participação na sala de aula‖, ―desenvolver competências comunicativas e expressivas em práticas de Teatro na educação‖ e ―melhorar as competências de produção textual‖, definidos a partir do diagnóstico da turma, foram concretizados com sucesso.In the Portuguese education system, there are still some stereotypes or misconceptions in what concerns to how the areas related to Artistic Education (AE) are approached by teachers. Several national and international studies have been showing the importance of the AE subjects in the child‘s development, although they have also been showing that the areas of the curriculum that concern the AE have been passed over or, sometimes, even forgotten. It‘s know that the politic deciders have been taking decisions that don‘t promote the AE, but it‘s also part of each school and each teacher‘s responsibility to play an active part in the creation of conditions that assure that the students in the 1st cicle of studies (from 1st to 4th grade) have the opportunity to develop competences in all the areas of the curriculum. Therefore, it makes sense to question: why are the arts, in one hand, passed over by teachers and educational managers in the curriculum and, on the other hand, used as a way for the schools to present themselves to the community in dates considered relevant? This communication was based on the final academic essay of a master‘s degree course for teaching professionalization developed in ESELx. It focuses in two main parts: the first is a critical review of conceptions about the AE in curricular context and the second is a presentation of a learning sequence, developed with a class of students in the 1st cycle of studies. The methodology used follows an interpretative paradigm and a qualitative approach, investigation-action type. Naturalist and systematic observation, arquival research, semistructured interview and questionary were the main techniques used to collect the data. Techniques such as documental analysis, statistic analysis of the questionaries, grids of registration of the observations and analysis of the contents of the interview were used to analyze the collected data. The results showed that the learning sequence, strongly centered in the Theater, allowed children to mobilize a set of transversal skills which impact was noticed in other subjects of the curriculum, such as Portuguese. Likewise, goals set after a diagnoses of the students‘ competences like ―developing skills of cooperation and participation in the classroom‖, ―developing communicational and expressive skills in the practice of Theatre‖ and ―improving skills of text production‖ were also successfully achieved.por1º ciclo do ensino básicoTeatroCurrículoEducação artísticaArticulação curricularPrimary school educationTheatreCurriculumArtistic educationCurricular articulationDesenvolvimento de competências no 1º ciclo: Um percurso formativo centrado no teatrojournal article