Rosa, ManuelaFerreira, Joana Sofia Catado Malaquias2019-07-092019-07-092019-05-09Ferreira, J. S. C. (2019). Metodologia de trabalho de projeto na emergência da escrita e da leitura (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10275http://hdl.handle.net/10400.21/10275Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarA emergência da leitura e da escrita no jardim-de-infância compreende determinados comportamentos adotados pelas crianças, derivados das estratégias do educador e dos estímulos do contexto. No presente relatório, A Metodologia de Trabalho de Projeto na Emergência da Escrita e da Leitura, é desenvolvido um estudo que pretende demonstrar que de facto a Metodologia de Trabalho de Projeto é uma estratégia potenciadora de aprendizagens no âmbito da linguagem escrita, considerando o seu caracter holístico e enfatizando os instrumentos utilizados pelas crianças e pelo educador ao longo das várias fases de um projeto. Primeiramente é realizada uma avaliação do espaço físico e dos materiais com os quais as crianças contactavam diariamente, compreendendo de que forma é que os mesmos podem despertar aprendizagens no domínio da linguagem oral e abordagem à escrita. De seguida foram adotadas estratégias que vão ao encontro das aprendizagens a promover, de acordo com aquilo que já era praticado numa fase prévia à PPS. Por fim, é dinamizado um projeto, como forma de reconhecer que a Metodologia de Trabalho de Projeto promove aprendizagens no âmbito da leitura e da escrita. Com o surgimento de alguns comportamentos das crianças que demonstravam interesse em interagir com os diferentes materiais de escrita, foram realizadas algumas alterações no espaço da sala. No final da PPS foi possível evidenciar aprendizagens por parte das crianças, considerando que se revelou um aumento do interesse pela linguagem escrita, compreendendo este estudo como benéfico para o grupo de crianças. Foi possível clarificar que a Metodologia de Trabalho de Projeto é uma evidente estratégia, potenciadora das aprendizagens, permitindo que as crianças compreendam a funcionalidade da escrita e se vão apropriando das suas convenções.ABSTRACT The emergence of reading and writing in kindergarten comprises certain behaviors adopted by children, derived from educator strategies and context stimuli. In this report, A Metodologia de Trabalho de Projeto na Emergência da Escrita e da Leitura, a study is developed that aims to demonstrate that, in fact, project based learning is a strategy that enhances learning within the written language, considering its holistic character and emphasizing the instruments used by children and the educator throughout the various phases of a project. First, an evaluation of the physical space and materials with which children contact each day is carried out, understanding how they can awaken learning in the field of oral language and approach to writing. Next, strategies were adopted to meet the apprenticeship that was being promoted, according to what was already practiced prior to the PPS. Finally, a project is carried out, as a way of recognizing that project based learning promotes learning in reading and writing. With some children showing behaviors which showed interest in interacting with the different writing materials, some changes were made to the room space. At the end of PPS, there was evidence that children were learning, once there was an increase in interest towards written language. As a result there was evidence that this intervention was beneficial for the group of children. It was possible to understand that project based learning is a strategy, which enhances learning, allowing children to understand the functionality of writing and giving them the chance to adapt to writting conventions.porMetodologia de trabalho de projetoEmergência da leitura e da escritaFuncionalidade da escritaConvenções de escritaJardim de infânciaProject base learningEmergence of reading and writingWriting functionsWrinting conventionsKindergartenMetodologia de trabalho de projeto na emergência da escrita e da leituramaster thesis202249182