Rodrigues, CristinaGuimarães, JoanaFuertes, MarinaCravo, MelissaGrazina, Tatiana2020-06-042020-06-042016Rodrigues, C., Guimarães, J., Fuertes, M., Cravo, M., Grazina,T. (2016) A minha escola fará diferença? influência da qualidade do contexto educativo no desenvolvimento infantil in Fuertes, M., Nunes, C., & Rosa, J. Evidências em Intervenção Precoce. (125-127) CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.070978-989-95733-8-3http://hdl.handle.net/10400.21/11774Estudos indicam que nas interações pais-criança de melhor qualidade os domínios da regulação emocional, adaptação social e aprendizagem são promovidos (revisão em Fuertes & Santos, 2003). Todavia, as interações de risco condicionam negativamente o desenvolvimento da criança (Fuertes, 2007). Nas práticas de IPI, Dunst e Bruder (2002), consideram que estas devem ser centradas na família, no sentido de as ajudar, com base nas suas necessidades e através da identificação das suas forças, privilegiando o jogo/brincadeira como um momento de interação e regulação mútua e consequentemente de desenvolvimento da criança.porAfetoInterações pais-criançaCrescer no afeto: a relação entre as práticas ae IPI e a qualidade de jogobook parthttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.070