Duarte, IsabelGarcia, Vítor2020-06-162020-06-1620192183-7481http://hdl.handle.net/10400.21/11854Inserido no projecto O impacto de uma prática pedagógica colaborativa entre professor, público e estudante, no ensino vocacional da dançaNo atual panorama da dança em que o bailarino tem vindo a assumir um papel diferente no processo criativo, tornando-se tecnicamente versátil, artisticamente criativo e ‘criativamente colaborativo’, este trabalho teve como objetivo investigar o impacto de uma prática pedagógica colaborativa entre o professor, o músico e os estudantes. Como defende Burrows (2010) esta promoverá a consolidação das aprendizagens e dos processos criativos tão importantes na Dança do Século XXI. Com a proposta/objetivo de trabalhar o movimento na sua relação com a música, foi realizado um workshop dirigido a profissionais e estudantes de dança. A metodologia de investigação utilizada baseou-se nos princípios da Practice-led Research. A análise dos dados recolhidos indicia resultados muito positivos quanto à eficácia de esta prática pedagógica colaborativa, na consolidação do desenvolvimento das competências artísticas e técnicas decorrentes de uma maior consciência musical no contexto da formação em Dança.porDançaMúsicaPedagogia ColaborativaInterdisciplinaridadeComunicaçãoO impacto de uma prática pedagógica colaborativa entre professor, músico e estudante, no ensino vocacional da dançajournal article