Brunheira, LinaPonte, João Pedro da2023-04-182023-04-182015Brunheira, L. & Ponte, J. P. (2015). A influência das representações na classificação de quadriláteros em futuras professoras e educadoras. In L. Santos (Ed.), Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 195-208). Bragança: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemáticahttp://hdl.handle.net/10400.21/15901Esta comunicação diz respeito a uma experiência de formação com futuras professoras e educadoras do 2.º ano de uma LEB, focada na aprendizagem da classificação de quadriláteros, a qual foi promovida por um ensino de natureza exploratória. Os dados apresentados, recolhidos por registos áudio e vídeo e das produções escritas das formandas, focam-se na compreensão que evidenciam sobre as propriedades das figuras e suas relações, bem como nos fatores que influenciam esta aprendizagem. Os resultados mostram que a classificação hierárquica depende principalmente da robustez do conceito-imagem, da identificação dos atributos críticos das figuras, do domínio do raciocínio dedutivo e da visualização.porGeometriaRaciocínioVisualizaçãoEfeito protótipoFormação inicialA influência das representações na classificação de quadriláteros em futuras professoras e educadorasconference object